Tiago Rebolo

02/05/2014 16h58

Com o objetivo de expandir a atuação dos movimentos sociais no debate público sobre as questões que envolvem a Região Metropolitana de Natal, foi oficialmente criado na última sexta (25) o Fórum Metropolitano de Entidades Populares, o FOMEP/Natal. O evento que definiu a coordenação do grupo e a agenda inicial de atividades aconteceu no auditório do Sinpol/RN, na Cidade Alta.

Para o vereador de Natal George Câmara (PCdoB), o FOMEP será “um órgão de articulação suprapartidário” que vem para exercer uma função que as instituições “não deram conta”. A fala é um claro recado ao Conselho Metropolitano, grupo formado pelos 11 prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Natal, por representates do Legislativo e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento.

Criado em 1997, o Conselho nasceu com o intuito de possibitar o debate em torno da agenda metropolitana e a resolução de problemas comuns às cidades que fazem parte da Grande Natal, que segundo a estimativa do IBGE em 2013, concentra quase 1,5 mi de habitantes. No entanto, o último encontro do Conselho Metropolitano aconteceu em abril de 2010.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores de Parnamirim (Sintserp), Celino Bezerra, mais do que um caráter consultivo, o FOMEP terá “capacidade de pressionar o Executivo a executar, de fato, políticas que deem conta dos problemas da Grande Natal”.

Para isso, o Fórum de Entidades Populares reunirá as principais bandeiras de movimentos sociais e sindicatos, compondo um conglomerado de ideias que discutam temas como o transporte público intermunicipal e a limpeza urbana para, dessa forma, promover o debate público.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).