Tiago Rebolo

26/11/2014 09h00

É chegada a hora da decisão na série B do Campeonato Brasileiro. Isso porque neste sábado (29), a partir das 16h20, acontece a 38ª e última rodada da competição que envolve as duas maiores forças do futebol potiguar. Todos os dez jogos acontecerão simultaneamente.

Após vencer o já rebaixado Vila Nova por 5 a 3 em Goiânia, o ABC escapou da degola e garantiu assim a permanência na Segundona em 2015. A equipe alvinegra chegou a 48 pontos, cinco a mais que o primeiro na zona de rebaixamento, Bragantino. E é justamente contra o time de Bragança Paulista que o ABC cumprirá tabela nesta rodada decisiva.

Engana-se, no entanto, quem imagina que esta partida não terá qualquer sabor especial. Além de ser o jogo da vida ou da morte para o Bragantino, o duelo alvinegro que acontecerá no Frasqueirão interessa diretamente ao outro potiguar no certame, o América.

Os alvirrubros, que jogam contra o Paraná fora de casa, dependem somente das próprias forças, mas qualquer tropeço em Curitiba fará com que os americanos sejam obrigados a torcer para... o ABC. Vale lembrar que tanto América quanto Bragantino possuem 43 pontos, além do mesmo número de vitórias, derrotas, empates e gols-pró.

Não vencendo os paranaenses, o América será rebaixado se o resultado da outra partida for empate ou vitória paulista. A equipe treinada por Roberto Fernandes é a primeira fora do rebaixamento atualmente. Conta a favor dos americanos o bom resultado conquistado na última rodada – vitória de 1 a 0 sobre o Náutico, na Arena das Dunas. A decisão, entretanto, será longe de casa.

Nesses dias de expectativa pré-decisão, as duas torcidas alimentam uma rivalidade quase centenária. Até sábado, chacotas partindo do lado alvinegro serão constantes. Em breve, saberemos qual será o saldo de duas campanhas ruins do futebol potiguar na série B. O ABC já se salvou. Resta descobrir se o América terá a mesma sorte.
 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).