Rio Grande do Norte
Chuvas intensas devem atingir Natal e outras 37 cidados do RN nesta sexta (27), alerta Inmet
27/06/2025 17h14
Por: Hiago Luis
Foto: Elisa Elsie / ASSECOM RN
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de acumulado de chuvas para o litoral do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (27), com previsão de continuidade até o sábado (28). Os avisos colocam 38 municípios potiguares sob atenção, incluindo a capital, Natal, e outras cidades da Região Metropolitana e do Litoral Sul.
As cidades estão divididas em dois níveis de alerta: laranja (perigo moderado a alto) e amarelo (perigo potencial).
Alertas e riscos previstos
O alerta laranja é mais severo e aponta para acumulados de 50 a 100 mm de chuva por dia ou de 30 a 60 mm por hora, com riscos relevantes de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A recomendação é que moradores evitem sair de casa, desliguem equipamentos elétricos e fiquem atentos a áreas com risco geológico.
Já o alerta amarelo, de menor gravidade, aponta previsão de chuvas entre 20 a 50 mm por dia e baixo risco de alagamentos ou pequenos deslizamentos. Mesmo assim, o Inmet reforça que moradores devem redobrar a atenção com as encostas e evitar o uso de equipamentos eletrônicos ligados à tomada.
Chuvas e umidade elevadas
Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn, o litoral potiguar tem apresentado altos índices de umidade nas últimas 24 horas, o que favorece a formação de grandes volumes de precipitação. As chuvas são resultado de instabilidades típicas do período chuvoso de transição entre junho e julho, especialmente comuns nas áreas litorâneas do Nordeste.
Além das chuvas, há possibilidade de ventos fortes e queda de temperatura durante a madrugada, o que exige maior atenção da população, principalmente em áreas ribeirinhas ou com histórico de deslizamentos.
Canais de emergência
O Inmet orienta que em caso de emergência a população entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Os moradores também devem proteger seus pertences da água utilizando sacos plásticos e se abrigar em locais seguros.
Cidades sob alerta laranja
-
Baía Formosa
-
Canguaretama
-
Ceará-Mirim
-
Extremoz
-
Goianinha
-
Macaíba
-
Natal
-
Nísia Floresta
-
Parnamirim
-
São Gonçalo do Amarante
-
São José de Mipibu
-
Senador Georgino Avelino
-
Tibau do Sul
-
Vila Flor
Cidade sob alerta amarelo
-
Arês
-
Brejinho
-
Espírito Santo
-
Ielmo Marinho
-
João Câmara
-
Jundiá
-
Lagoa de Pedras
-
Maxaranguape
-
Montanhas
-
Monte Alegre
-
Nova Cruz
-
Parazinho
-
Passagem
-
Pedra Grande
-
Pedro Velho
-
Poço Branco
-
Pureza
-
Rio do Fogo
-
São Bento do Norte
-
São Miguel do Gostoso
-
Taipu
-
Touros
-
Várzea
-
Vera Cruz
Autor: Hiago Luis