Ana Paula de Matos Silva

Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.

Moda Consciente: O que fazer com suas roupas usadas?

15/07/2025 12h11

 

De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal, todos somos responsáveis por garantir um meio ambiente saudável e temos o dever de defendê-lo e preservá-lo. E isso vale para todas as áreas da vida do ser humano.

 

E se tratando de moda não é diferente: todos já passaram por um momento de descarte de alguma peça do guarda-roupa, seja porque estava rasgada, manchada ou imprópria para o uso. Mas o que fazer com essas peças? 

 

As lojas C&A Brasil, enquadradas no comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, lançaram em 2017, o Movimento ReCiclo, consolidado numa iniciativa de economia circular que transforma o descarte de roupas em ações sustentáveis. Desde seu início, o programa já arrecadou mais de 350 mil peças (sendo 217 mil peças encaminhadas para reuso, 98 mil peças recicladas, 35 mil peças transformadas em novas peças na linha Jeans Circular), o que representa cerca de 114 toneladas de roupas destinadas a reuso, reciclagem e inovação têxtil.

 

Somente em 2024: 78.522 peças foram coletadas (mais de 33 toneladas), 55.119 peças foram doadas a instituições sociais, 14.010 peças foram recicladas e convertidas em estopas para uso industrial, 9.393 peças de jeans foram desfibradas e reaproveitadas como nova coleção e 8,4 toneladas de resíduos têxteis foram coprocessados, virando combustível alternativo para a indústria.

 

O Movimento ReCiclo conta com urnas de coleta disponíveis em 72% das lojas do Brasil; para participar, basta ir à uma loja com urna ReCiclo e depositar as peças de roupas que deseja descartar, voluntariamente.

 

São aceitas roupas em bom estado, como: camisa, calça, casacos, meias, roupas de cama e mesa, roupas rasgadas, retalhos de tecidos, biquínis, maiôs, sungas e cangas, peças de lã, bonés, cachecóis e lenços. Importante: todas as peças devem estar limpas. Para saber mais, acesse o regulamento do Movimento ReCiclo, através do site: https://sustentabilidade.cea.com.br/pt-br/Documents/Regulamento_Movimento_ReCiclo.pdf.

 

Vamos juntos reaproveitar, reciclar e ressignificar cada peça com propósito.

 

Referências:

 

C&A. Movimento ReCiclo. Disponível em: https://sustentabilidade.cea.com.br/pt-br/Paginas/MovimentoReCiclo.aspx. Acesso em: 13 jul. 2025.

 

C&A. Regulamento “Movimento ReCiclo”. Regulamento válido a partir de 01 set. 2017. Sustentabilidade C&A. Disponível em: https://sustentabilidade.cea.com.br/pt-br/Documents/Regulamento_Movimento_ReCiclo.pdf. Acesso em: 13 jul. 2025.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).