Rio Grande do Norte

MST ocupa sede do Incra em Natal e cobra avanço da reforma agrária

22/07/2025 12h49

MST ocupa sede do Incra em Natal e cobra avanço da reforma agrária

Foto: Reprodução / Redes Sociais MST
 
Cerca de 800 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta terça-feira (22) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizada na zona Sul de Natal. A mobilização faz parte de uma jornada nacional de protestos em defesa da retomada da política de reforma agrária, que, segundo o movimento, está paralisada tanto no Rio Grande do Norte quanto em outras regiões do país.
 
O prédio do Incra foi ocupado de forma pacífica. Colchões, redes e mantimentos foram levados pelos manifestantes, que montaram acampamento no estacionamento e em áreas internas do edifício. Servidores da autarquia continuaram no local, e não houve registros de confrontos.
 
A principal reivindicação é a reativação de programas de assentamento de famílias acampadas, além da regularização fundiária e melhorias na infraestrutura dos assentamentos já existentes. Com o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!”, o MST realiza ações em todo o país exigindo do Governo Lula o cumprimento da promessa de assentar as 65 mil famílias acampadas. No RN há cerca de 5 mil famílias aguardando assentamento, afirma Márcio Mello, dirigente do MST no estado.
 
 
Pela manhã, os manifestantes também realizaram uma marcha que percorreu a BR-101, passou pela Ponte de Igapó e seguiu até a sede do Incra. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o percurso com viaturas e agentes em pontos estratégicos para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. O ato causou lentidão em vias importantes da capital.
 
Em resposta à mobilização, o superintendente do Incra no RN, Adans Rayne Pereira Santiago, afirmou que o órgão está realizando vistorias e articulações para atender às demandas. “Nós temos um passivo muito grande de áreas para atender essas famílias. Precisamos de recursos vultosos e articulação entre várias instituições para tocar essa política pública”, afirmou ao portal de Notícias, G1 RN.
 
Além da ocupação desta terça, o MST já havia promovido outro ato no dia anterior (21), com caminhada pela BR-406 até um ginásio poliesportivo em São Gonçalo do Amarante, onde os manifestantes pernoitaram. A direção do movimento se reunirá com representantes do Incra às 14h desta terça-feira, em busca de avanços concretos nas negociações.

Fonte: Com informações de MST e G1 RN