Prefeitura de Parnamirim reforça cuidados quanto à poda de árvores; saiba como solicitar o serviço

26/03/2024 11h20


Prefeitura de Parnamirim reforça cuidados quanto à poda de árvores; saiba como solicitar o serviço

Foto: Divulgação

 

A falta de manutenção nas árvores do perímetro urbano de qualquer cidade pode trazer prejuízos para a sociedade como um todo, desde a iluminação pública, que perde eficiência nas áreas cobertas pela vegetação, até o trânsito de veículos de grande porte, que fica prejudicado em vias invadidas pelos galhos. Em Parnamirim, para combater esse problema é possível solicitar a atuação do município, no entanto é importante saber que também há casos em que a responsabilidade é do próprio cidadão. Várias situações podem ocorrer pela cidade, mas para cada uma delas existe uma solução.

Árvore na calçada de imóvel particular 

O responsável pelo serviço é o dono do imóvel. Embora a execução seja de responsabilidade do cidadão, é necessário solicitar à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim (Semur) o documento de permissão para o manejo de árvores urbanas. 

Para solicitar o parecer, o cidadão acessa o Parnamirim Digital, no site da Prefeitura de Parnamirim, desce a tela até a guia MEIO AMBIENTE e clica em PODA DE ÁRVORES. São dois passos simples: o primeiro, a identificação (necessário anexar comprovante de residência, RG e CPF ou CNH e foto da situação) e o segundo, inserir as informações gerais sobre a solicitação. 

Árvores em logradouros públicos e canteiros centrais

Nesse caso quem realiza a poda ou extração é a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio do calendário de serviços ou atendendo a solicitação da população.

Para ajudar a cidade e agilizar os serviços, qualquer cidadão pode solicitar a manutenção via Parnamirim Digital, descendo até a guia SERVIÇOS URBANOS e clicando em OUTROS. Depois é só se cadastrar, descrever a situação, anexar a foto e protocolar.

Para os casos em que os galhos estejam muito próximos ou tocando na fiação elétrica, a COSERN orienta que o cidadão entre em contato pelo WhatsApp (84) 3215-6001 para que a Companhia avalie a situação e tome as medidas necessárias.

Com o uso dos canais digitais de solicitação de serviços, a Prefeitura aproxima o cidadão da gestão pública, estimulando a população a se sentir parte do processo de gerenciamento da cidade.  

Fonte: Prefeitura de Parnamirim