Casas de Cultura celebram 20 anos promovendo a arte no interior potiguar

28/07/2023 10h45


Casas de Cultura celebram 20 anos promovendo a arte no interior potiguar

Foto: Divulgação/Fundação

As Casas de Cultura Popular do RN, mantidas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto (FJA), completam neste mês de julho, vinte anos de existência promovendo a arte e a cultura produzidas no interior do Rio Grande do Norte.

Criadas em 2003 com inauguração das casas nos municípios de Nova Cruz, Caicó, Assu e Martins, os equipamentos destacam-se pela singularidade arquitetônica. Os casarões históricos, sobrados neocoloniais e antigas estações de trem foram restaurados gradativamente para abrigar a programação cultural produzida pela sociedade civil e pelas políticas públicas planejadas pelo Governo do Estado por meio da Fundação José Augusto.

Projeto que propõe existência de centros culturais nos 167 municípios do estado e que possibilita a artistas, mestres populares, artesãos e aos produtores de bens culturais um lugar de encontro com o público, as casas de cultura, baseiam-se no princípio republicano do acesso democrático à cultura, transformando todas as cidades, pequenas, médias ou de grande porte, em promotoras de suas identidades artística e cultural.

A Governadora Fátima Bezerra comemora as duas décadas de criação das Casas como um avanço fundamental para a democratização da cultura potiguar. “Este não é um momento qualquer. Estamos celebrando mais de duas décadas de um espaço fundamental para democratizar o acesso à cultura e valorizar as diversas manifestações artístico-culturais do nosso Estado. As Casas de Cultura Popular são verdadeiros espaços de transformação das cidades em centros de suas próprias identidades artísticas, proporcionando a todos os artistas, mestres populares, artesãos e produtores culturais um local de convergência com o público. Seguiremos avançando, para que todos possam se orgulhar de suas raízes culturais”, declarou a Governadora.

Caicó

A Casa de Cultura de Caicó Sobrado Padre Brito Guerra, que teve obras de restauração pelo Governo do Estado, foi reaberta ao público no último domingo (23) e exibe uma programação musical e de artes visuais para o público durante a tradicional Festa de Sant´Ana.

A Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito destaca a restauração realizada pelo Governo do Estado no equipamento: “A Casa de Cultura de Caicó representa um marco na descentralização da cultura, pois foi uma dos primeiras a serem criadas em 2003. A Fundação está entregando essa casa restaurada à sociedade com acessibilidade, o que é muito importante para que todas as pessoas tenham acesso aos bens culturais e as expressões artísticas do nosso Estado”, frisou.

Além de Caicó, o Governo do estado mantém as Casas de Cultura de Macaíba, João Câmara, Assu, Santana do Matos, Currais Novos, Angicos, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Caraúbas, Pau dos Ferros, Jardim do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Alexandria, Goianinha, Apodi, Cruzeta, Florânia, Grossos, Janduís, Lajes, Martins, Nova Cruz, Parelhas, São José do Campestre Umarizal e Viçosa.

Fomento Cultural

“As Casas de Cultura transformam a cena cultural de cada cidade. O Governo da professora Fátima Bezerra tem conseguido manter uma dinâmica de fomento cultural presente e criativa, com exposições de pintura, sessões de cinema, shows musicais, apresentações teatrais e formação artística nas 27 casas sob nossa administração”, afirma o Diretor-Geral da FJA, Gilson Matias.

Com a participação das Prefeituras, de organizações não-governamentais, dos artistas, agentes culturais, produtores e demais atores sociais, as Casas de Cultura Popular têm sido o grande elo a integrar o poder público, a sociedade civil, a iniciativa privada e o mercado de bens culturais

Articulação

“Estamos colaborando na articulação das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da FJA, abrigando a produção de artistas e grupos de cultura em todos os territórios do RN. Nossos agentes são o elo entre o Governo e a comunidade artística local e regional, fomentando a prática cultural da sociedade civil”, acrescenta o Coordenador das Casas de Cultura da FJA, Messias Domingos. Atualmente, a coordenação das Casas tem um total de 55 servidores entre coordenadores, agentes e prestadores de serviço.

A programação das Casas de Cultura segue diariamente, com apresentações de teatro, dança, exposições, exibições de filmes, oficinas e cursos de artes para as comunidades.  As datas e horários das atividades das 27 casas podem ser conferidas pelo site www.cultura.rn.gov.br e as redes sociais das Casas de Cultura Popular no instagram e na Fundação José Augusto.

Fonte: Fundação José Augusto