Saúde feminina: Sesap lança Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN

17/04/2023 10h18


Saúde feminina: Sesap lança Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN

Foto: Reprodução/internet

 

A saúde das mulheres é uma das prioridades da atual gestão estadual. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde/CAS, Subcoordenadoria de Atenção

Primária à Saúde e Ações Programáticas/SAPS, Núcleo Ciclos de Vida/Área Técnica Saúde da Mulher, lançará a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PEAISM/RN), no próximo dia 19, das 8h às 13h, no Hotel Praia Mar, em Natal.

O evento reunirá gestores, coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Saúde da Mulher, profissionais de saúde e áreas afins envolvidos na atenção à saúde das mulheres do RN.

O objetivo principal da Política é promover ações estratégicas de forma articulada, para efetivar a atenção integral à saúde das mulheres no estado, fortalecendo as políticas de prevenção, promoção e vigilância em saúde em todos os ciclos de vida e diversos segmentos populacionais, de modo a contribuir para a redução da morbimortalidade, na perspectiva do cuidado integral, humanizado e da garantia de direitos.

A Política foi construída de forma articulada e coletiva, com a colaboração das áreas técnicas das coordenações da Sesap, da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde - DPIPS, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - CVS, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos - SEMJIDH e demais parceiros.

Cirandas

Considerando as especificidades populacionais e a importância da participação popular de todos os grupos de mulheres, foram realizadas cirandas regionais com a temática “As Vozes das Mulheres Potiguares na Construção das Políticas de Equidade em Saúde”, em parceria com a DPIPS, CVS, Regionais de Saúde, SEMJIDH, coletivos de mulheres e Conselho Estadual de Saúde.

As cirandas aconteceram em todas as regiões de saúde do RN, por meio de rodas de conversa e discussões, promovendo escuta qualificada a partir da realidade dos grupos específicos de mulheres: ciganas, indígenas, negras e quilombolas, mulheres de matriz africana, mulheres em situação de rua, mulheres dos campos, águas e florestas (marisqueiras, pescadoras artesanais, agricultoras), refugiadas, apátridas, migrantes, LBTI+ e mulheres com deficiência.

A implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher do RN será efetivada pelos gestores do SUS em nível estadual e municipal, em articulação com o ente federal, buscando desenvolver ações relacionadas aos objetivos da Política e implementar as estratégias prioritárias, de acordo com suas competências e responsabilidades específicas.

Fonte: Ascom/Sesap