Junho Vermelho: Hemonorte lança campanha de doação de sangue para o período junino

14/06/2023 07h45


Junho Vermelho: Hemonorte lança campanha de doação de sangue para o período junino

Foto: Reprodução/internet

 

Esta quarta-feira, 14 de junho, marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Hemocentro do RN lança a campanha “Junho Vermelho - nesse São João aqueça o seu coração, doe sangue”. O objetivo central da campanha é aumentar o número de doações em, pelo menos, 30% e manter o estoque de bolsas de sangue equilibrado, que no momento está crítico para os tipos negativos.

O lançamento da campanha será nesta quarta-feira no Hemonorte, na Avenida Alexandrino de Alencar, às 9h. A ideia do Hemocentro é garantir o atendimento às demandas transfusionais durante este período de festas juninas. "Todos os anos, neste período, as necessidades transfusionais aumentam devido aos acidentes com fogos e várias situações de emergência, além dos pacientes hematológicos que fazem uso constante do sangue”, afirma o diretor geral do Hemonorte, Rodrigo Villar.

Desde o início deste mês o Hemonorte vem se preparando e intensificando as campanhas com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

A abertura da campanha "Junho Vermelho" conta com a parceria das empresas Alares, Trampolim e Litorânea, além da distribuição de comidas típicas e apresentação musical com o cantor William de Souza.

Doações

Pode doar quem estiver em boas condições gerais de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade (para os menores de 18 anos, é necessária a presença do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar alimentado (evita alimentos gordurosos antes de doar e, após o almoço, aguardar 2h); portar documento oficial com foto;  respeitar o intervalo mínimo entre as doações (60 dias e quatro doações em 12 meses para homens e 90 dias e três doações em 12 meses para mulheres).

 

Fonte: Ascom/Sesap