253 pacientes aguardam cirurgia vascular no RN; governo contratou hospitais privados para zerar fila de espera

02/12/2022 06h22


253 pacientes aguardam cirurgia vascular no RN; governo contratou hospitais privados para zerar fila de espera

Foto: Reprodução
 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta quinta-feira (1°) o trabalho de ampliação de cirurgias vasculares no Rio Grande do Norte. A expansão será realizada a partir da contratação de três hospitais privados em Natal e Mossoró, que passam a complementar os procedimentos realizados nos hospitais públicos Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) e Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina).

A previsão é que em até três meses todos os pacientes em fila passem por procedimentos cirúrgicos, com um investimento aproximado de R$ 6 milhões.

Hoje o estado conta com 253 pacientes aguardando cirurgia vascular, dos quais 122 já foram inseridos no sistema Regula Vascular. Neste primeiro dia da força-tarefa, quatro pacientes foram preparados para cirurgia e cinco pacientes iniciaram a fase de pré-operatório.

"Devido à pandemia, aumentou o número de pessoas em todo o Rio Grande do Norte, no país e no mundo com consequências de doenças como a diabetes que necessitam de procedimentos cirúrgicos vasculares. A parceria com os hospitais e também a aceleração das cirurgias em nossos hospitais próprios dará agilidade para garantir as cirurgias de todos os pacientes que aguardam hoje", disse Lyane Ramalho, secretária-adjunta de Saúde Pública.

O Hospital Rio Grande atenderá os pacientes na capital, enquanto o Wilson Rosado e o São Luiz prestarão o serviço em Mossoró pelos próximos meses. "É um procedimento lento pois todos os pacientes são avaliados, internados e cada caso é único, devido a cirurgia necessitar de exames pré-operatórios complexos. No entanto, estamos em força-tarefa para agilizar", ressalta Lyane.

Todos os procedimentos terão a transparência e a organização atráves do Regula Vascular, desenvolvido pela Sesap em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnógica em Saúde da UFRN.

 

Fonte: Ascom/Sesap