Emanuela Sousa

05/07/2020 00h03

 

Quando tudo passar, vou lembrar da lição?

 

Foi uma semana um tanto nostálgica. Na segunda- feira eu não quis sair da cama. Poderia ficar o dia todo rolando a timeline do meu Instagram revendo as fotos que tirei numa tarde no parque do Ibirapuera um tempo atrás. Poderia ficar o dia todo tomando sorvete na caneca, sem sair do quarto enquanto a cidade lá fora desaba.

Saudades de um tempo que passou, saudades do passado recente quando as coisas ainda estavam no lugar. Agora tudo ficou diferente... Vejo gente voltando para o interior alegando que o ano está perdido, vejo outros desistirem dos sonhos que planejaram para 2020, outros da faculdade. A visão ficou curta quando se fala em futuro... Eu entendo.

Só nestes três meses tive crises de ansiedade, sonhos sem sentido e uma sensação estranha enquanto escrevia... O mundo caindo enquanto escrevo... Vejo o caos atravessar minha janela toda vez que acordo com o barulho das ruas, agora cada vez mais alto.

E eu aproveitei minha vida antes disso tudo acontecer? Me pergunto. Logo me vem flashes das últimas vezes que sai com meus amigos, os bloquinhos de ruas, a bebida na mão, glitters pelo corpo... As sextas - feiras regadas de afetos, conversas longas em um restaurante da rua Augusta. Mas também lembro do que não fiz, da pilha de textos que ainda não publiquei, a festa de lançamento do meu recente livro que foi interrompida pela quarentena e tantos outros eventos que não aconteceram.

Você acha que é o fim do mundo? Pergunto a uma moça no telefone durante a conversa. Nos veremos depois do fim do mundo? Em seguida desligamos a ligação. Ninguém sabe o que irá acontecer... E fica aquele silêncio cheio de incertezas ao fundo pois ninguém sabe dizer.

Aqui do lado de fora, longe do isolamento permaneço ansiosa. Ainda tenho receio de sair para trabalhar e volto com a mesma preocupação para casa. Agarro-me na terapia (agora on line e seria incrível se todos fizessem) e nos livros. A reflexão que a psicóloga deixa ao final da sessão me faz questionar se estou aprendendo com essa lição. O que você está aprendendo com esses tempos? O que você está escrevendo? O que está pensando?

Hoje durante o banho perguntei-me: quando tudo isso passar, vou lembrar da lição? Eu espero que sim. Ainda não tenho certeza...

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).