Esporte

Em pleno aniversário, ABC perde para o Ypiranga e amarga quatro meses sem vencer no Frasqueirão

30/06/2025 01h31

Por: Hiago Luis

Em pleno aniversário, ABC perde para o Ypiranga e amarga quatro meses sem vencer no Frasqueirão

Foto: Rennê Carvalho
 
O que era para ser uma tarde de celebração histórica, com direito a estreia do novo manto do ABC, se transformou em frustração no Estádio Frasqueirão, em Natal. No dia em que completou 110 anos de fundação, o Mais Querido foi derrotado pelo Ypiranga-RS por 3 a 0, neste domingo (29), em duelo válido pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
 
A partida começou com o Mais Querido tentando pressionar. O meio campista, Jonatha Carlos, até chegou bem na primeira jogada ofensiva do Alvinegro Potiguar. Mas o clima de festa durou pouco, já que o Ypiranga veio a campo decidido a ser um "Presente de Grego" na noite do torcedor Abcedista. 
 
E não demorou muito para a empolgação, dar lugar a lamentação. Aos 11 minutos da primeira etapa, Rian, abriu o placar para o Ypiranga em um chute desviado que enganou o goleiro Felipe Garcia. Nove minutos depois, o castigo aumentou. Em erro na saída de bola, Gabryel Martins arrancou em velocidade e finalizou com precisão para ampliar a vantagem para o time Canarinho.
 
O segundo tempo teve mudanças no ABC, mas o cenário não mudou. Mesmo com tentativas de Matheus Martins e Jenison, que quase diminuíram o placar, foi novamente o Ypiranga quem balançou a rede. Aos 36 minutos, Rian fez bela jogada individual, limpou a marcação e decretou a goleada.
 
Com o resultado o ABC amarga mais uma derrota sofrida. E o torcedor que foi na esperança de vitória e festa, saiu com a impressão de que "assopraram a vela" na frente do Mais Querido,  que  até completou mais um ano, mas não está "de parabéns!"
 
Situação na tabela
 
O ABC permanece com 10 pontos e caiu para a 15ª colocação da tabela, ficando mais próximo da zona de rebaixamento do que do G-8. Já o Ypiranga chegou à quarta vitória consecutiva, alcançou os 19 pontos e assumiu a vice-liderança da competição.
 
ABC, série C e a dificuldade de fazer a diferença em casa 
 
A derrota prolonga o jejum do Alvinegro jogando em casa: já são quase quatro meses sem vitória no Frasqueirão. A última vez que a equipe venceu diante da torcida foi no dia 16 de março, contra o Laguna, pelo Campeonato Potiguar.
 
Na temporada passada, os jogos em casa também foram um problema para equipe e o aproveitamento aquém do esperado diante da sua torcida quase lhe custou o descenso, como ocorreu em 2023, quando o clube caiu da série B para a C. 
 
Próximo desafio 
 
O próximo desafio do ABC será longe de casa, diante do Confiança, no sábado (06), às 19h30, em Aracaju. Já o Ypiranga encara o Maringá no domingo (07), às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
 

Autor: Hiago Luis