Natal

Natal sedia evento nacional gratuito sobre prevenção ao afogamento

18/07/2025 16h06

Natal sedia evento nacional gratuito sobre prevenção ao afogamento

Foto: Reprodução / Redes sociais - @marazulreceptivo
 
Natal será uma das cidades brasileiras a receber uma grande mobilização pelo Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, comemorado em 25 de julho. A iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), acontece nesta sexta-feira, das 13h30 às 17h30, na Praia de Miami, zona Leste da capital potiguar. A programação é gratuita e voltada para públicos de todas as idades.
 
A ação é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e conta com patrocínio da empresa DHL Express. Além de reforçar o alerta sobre os riscos de afogamento — que ainda vitima um brasileiro a cada 90 minutos —, o evento também busca promover a inclusão com a entrega de cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência.
 
O público poderá participar de oficinas educativas, atividades esportivas na areia, ações infantis e exposições de equipamentos utilizados no salvamento aquático. As ações têm como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre como agir em situações de risco e prevenir acidentes em ambientes aquáticos, como praias, rios e piscinas.
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros do RN, o afogamento é uma das principais causas de morte acidental entre crianças e adolescentes no Brasil. Em 2024, as ações da SOBRASA já impactaram mais de um milhão de pessoas no país, segundo dados da própria organização.
 
Entre as autoridades confirmadas para o evento em Natal estão o Comandante-Geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro, e o médico David Szpilman, referência internacional em salvamento aquático e fundador da SOBRASA. 
 
A iniciativa integra uma mobilização nacional que percorre dezenas de cidades brasileiras durante o mês de julho, em alusão à data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que a edição potiguar reúna centenas de participantes e contribua para a construção de uma cultura de segurança nas praias do estado.