Exploração sexual infantojuvenil será tema de Congresso Internacional em Natal nos dias 04 e 05 de abril

20/03/2024 10h05


Exploração sexual infantojuvenil será tema de Congresso Internacional em Natal nos dias 04 e 05 de abril

Foto: Reprodução

 

Nos dias 4 e 5 de abril, a capital potiguar sediará o I Congresso Internacional Heróis da Proteção Infanto-juvenil e das Mulheres - CIHEPIM, no Hotel Holliday Inn. Idealizado pelo Instituto Hepim, uma organização da sociedade civil que atua no combate aos abusos invisíveis que acontecem com crianças, adolescentes e mulheres, tem como objetivo trazer conscientização sobre a gravidade da exploração sexual e mobilizar a sociedade para a prevenção e combate a esse crime.

Um número alarmante que atinge 800 milhões de crianças por ano no mundo e que o Brasil ocupa o 2° lugar nesse terrível ranking, conforme dados do Ministério da Saúde. Durante o evento serão realizadas palestras, painéis e debates com especialistas da área, que irão abordar temas, como: os sinais de alerta, as consequências da exploração sexual na vida das vítimas, tráfico humano, crimes cibernéticos e as formas de denunciar casos de abuso.

A organização do congresso espera contar com as participações de conselheiros tutelares, professores, psicólogos, profissionais da saúde, assistentes sociais, profissionais da segurança pública, defensores públicos, promotores e juízes, profissionais fundamentais para garantir um ambiente seguro e protegido para as nossas crianças e adolescentes.

Mobilizações de pessoas e autoridades nacionais e internacionais deste nível podem fazer a diferença, pois já renderam a introdução de normas contra a prostituição infantil e o tráfico de menores para exploração sexual e até agravamento de penalidades para os cidadãos que cometem esse tipo de crime, que agora nem adianta ir buscar refúgio no exterior, visto que as leis internacionais perseguirão os infratores além das fronteiras. Além disso, já estão sendo estudadas convenções internacionais para defender melhor a dignidade dos menores e das mulheres.

O CIHEPIM é uma iniciativa importante para sensibilizar a sociedade e mobilizar ações efetivas no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A sociedade unida faz a diferença e protege a infância.

 

Fonte: Extra Comunicação