Sesap entrega colorímetros para municípios do RN; equipamentos integram o programa 'Vigiaágua'

25/08/2023 12h22


Sesap entrega colorímetros para municípios do RN; equipamentos integram o programa 'Vigiaágua'

Foto: Divulgação Sesap
 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encerrou, na manhã desta sexta-feira (25), a entrega dos colorímetros às secretarias de saúde de 116 municípios potiguares que realizam ações do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o VIGIÁGUA. 
 
A Sesap investiu R$ 50 mil para comprar os equipamentos que servem para análise do cloro na água, considerando a importância do monitoramento deste parâmetro de qualidade da água para a saúde pública. "Dentro da vigilância em saúde, ter uma água de qualidade é imprescindível. Por isso esse investimento, atendendo quase todos os municípios do estado", disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Diana Rego.
 
Os colorímetros são equipamentos usados pelos técnicos municipais que realizam a análise da quantidade de cloro presente na água usada para consumo humano, em diversas formas de abastecimento existentes nos municípios, como rede da Caern, carros-pipa, poços comunitários e pontos de distribuição de venda de água.
 
“A presença do cloro indica que a água ofertada está passando por processo de tratamento da água que é a desinfecção, cujo objetivo é a eliminação de microrganismos patogênicos que podem causar o adoecimento da população”, ressaltou a subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha.
 
A ação permite que os municípios do RN alcancem um dos indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), que é o “Percentual de amostras analisadas para o residual de agente desinfetante em água para consumo humano - parâmetro: cloro residual livre, cloro residual combinado ou dióxido de cloro”.
 
A entrega de hoje reuniu municípios da Região Metropolitana de Natal, Mato Grande, Agreste e Litoral Sul. Ao longo da semana foram feitas entregas para cidades do Seridó, Oeste e Alto Oeste.
 
Fonte: Ascom Sesap