Ministério das Comunicações realiza cerimônia com demonstrações do 5G em Natal

17/12/2021

Por: Redação PN
Foto: Governo Federal
Nesta quinta-feira (16), o Ministério das Comunicações, liderado pelo ministro Fábio Faria, realizou, em Natal (RN), uma cerimônia com demonstrações de projetos utilizando a internet 5G. Durante o evento, realizado pelo Ministério em parceria com a ABDI, foram realizados testes com luminárias inteligentes e demonstrações de casos de uso da nova geração de redes móveis, além de ter sido implementada a tecnologia em perímetro específico em Natal.
 
Com o objetivo de promover o debate entre os setores público e privado para estimular a transformação digital por meio da difusão de tecnologias e novos modelos de negócios, a cerimônia contou com a presença da secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas; os deputados federais João Maia, Benes Leocádio e General Girão; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; e os presidentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, e do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, Flávio Rocha.
 
"Com a chegada do 5G, nós teremos uma oportunidade de preparar as nossas crianças e jovens para o novo mundo que está chegando", comemorou o ministro do MCom, Fábio Faria, ao destacar que em Natal, a Brisanet começa a instalar os equipamentos ainda este ano para, até julho do ano que vem, cobrir toda a área metropolitana da capital.
 
Nas cidades de Uberaba, Uberlândia (MG) e Franca (SP), a Algar instalou a tecnologia de quinta geração para redes móveis na quarta (15/12). "Essa é a beleza do mercado livre", enfatizou Faria ao indicar que todas as outras operadoras terão que implementar ações para não perder espaço no setor de telecomunicações.
 
A ABDI será responsável pela instalação, em caráter experimental, de luminárias munidas com antenas 5G e câmeras de vídeo nas cidades de Ceará Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba (PR).