Bia Crispim

27/05/2022 08h09

 

E VOVÓ SE FEZ AMIGA DO GOVERNADOR

 

Na coluna de hoje trago um achado... Encontrei esse relato memorialístico-poético revirando meus escritos. Fala sobre minha mãe, mulher a quem dedico toda a minha admiração e para quem esse texto foi escrito. Ele se inicia com uma estrofe de um poema autoral, não meu, mas dela, da mamuska. Sim, Dona Isaura, minha mãe, escreve maravilhosamente bem... Tem até um caderninho de escritos escondidos... Gostaria de compartilhar uma entre tantas histórias sobre essa pessoa inspiradora, história de sua ascensão como professora, história que tem como mote a estrofe de um dos poemas de minha mãe. Vamos a ela...
 
"Amai, Normalista, amai!
Vossa espinhosa carreira.
Serás como mãe e pai
Pra criança brasileira."
 
Minha Mãe escreveu esta estrofe em um poema intitulado "Normalista". Tinha 13 anos na época. Sonhava em ser professora.
Aos 14 anos a primeira etapa do sonho realizou-se, foi substituir uma professora que tirara licença maternidade no Grupo Escolar do Sítio Rio Salgado, zona rural de Cruzeta/RN, cidade onde minha Mãe morava com meus avós e irmãos. Ela é a filha mais velha de seis.
Acordava às cinco da manhã, deixava o café pronto, preparava-se para sair. E dos fundos da casa de Vovô, pegava uma canoa guiada por um dos meus tios, pequenos ainda, para conduzi-la à outra margem.
Lá chegando, ainda andava léguas. Atravessava um rio (às vezes com água pela cintura), conduzindo alguns alunos, para poder chegar à escola.
Após um ano e meio, resolveu mudar-se da cidade para o Sítio Rio Salgado, onde meu bisavô, Egídio, morava. Não teria mais que atravessar o açude, o obstáculo agora era só o rio, que de tão cheio, às vezes, impedia que a menina, agora com quase 17 anos, realizasse seu sonho de magistério.
Aí entra minha avó, Martiniana, nessa história. 
Vendo que a menina dava pra coisa, ela resolveu intervir.
Apesar de ela e Vovô serem bacuraus doentes - como se diz por aqui - Vovó resolveu "mudar de lado", "virar a casaca" e se aliar aos amigos do governador Dinarte Mariz.
Não é que deu certo. A viagem de canoa, conduzida por Ti'Paulo, Ti'sis ou Ti'fonso, já não existia mais e a travessia do rio para chegar à Escola Isolada João Francisco do Sítio Rio Salgado estava com seus dias contados. 
A segunda etapa do sonho estava para acontecer. Completado 18 anos e com a promessa política conquistada por Vovó e sua "amizade com o governador", minha Mãe é nomeada como funcionária efetiva  do Estado do Rio Grande do Norte. Era uma professora de fato.
A jovem normalista recebeu a nomeação das mãos do próprio governador.
Não sei se depois disso a amizade de Vovó com ele continuou, mas a professorinha, ah!, Desta eu tenho o que falar.
Tornou-se mestra exemplar, realizou o sonho de criança e hoje, aposentada após quase cinquenta anos de labuta, ainda se lembra dos anos em sala de aula, quando, na cozinha, a pego cantando:
 
"Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
Num rostinho encantador.
 
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor"...

 

 
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).