Educação
PAX | RN promove sensibilização sobre negócios sustentáveis para estudantes do CEEP Amazonina
01/07/2025 15h06
Foto: Divulgação
O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX | RN, em parceria com a Junior Achievement (JA), iniciaram no último mês de junho, uma ação de sensibilização para cerca de 90 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Amazonina Régis, em Macaíba/RN. A atividade marcou o pontapé inicial para a Trilha de Negócios Sustentáveis, que será desenvolvida a partir de julho, no retorno do recesso escolar, com previsão de início para o dia 14 de julho.
A sensibilização envolveu três turmas da disciplina de Empreendedorismo, sob orientação da professora Lúcia Gonçalves, e foi conduzida pelas monitoras do PAX | RN, Lana Souza e Daniela Vale. A ação teve como objetivo inspirar os alunos para a criação de soluções inovadoras com impacto social e ambiental positivo.
A pesquisadora do PAX | RN, Lana Souza relatou sobre a importância desse tipo de atividade: “Acreditamos que despertar o interesse dos jovens para os negócios sustentáveis é plantar uma semente de transformação. Nossa missão é mostrar que inovação e impacto social podem caminhar juntos desde cedo.”
A trilha utilizará a metodologia da Junior Achievement voltada a Negócios de Impacto, e contará com um diferencial desenvolvido especialmente para o ambiente de inovação do PAX | RN: o Módulo “Minha 1ª Startup”. Este módulo busca aproximar os jovens do universo das startups e dos parques tecnológicos, estimulando o pensamento empreendedor com foco em sustentabilidade e inovação.
“Ao apresentar aos estudantes as ferramentas digitais que serão utilizadas na trilha, buscamos não apenas familiarizá-los com o uso da tecnologia, mas também estimular a compreensão de como a TI pode ser aplicada de forma estratégica na criação de soluções inovadoras e sustentáveis. A proposta é desenvolver competências alinhadas às demandas reais do ecossistema de inovação”, ressaltou Daniela Vale, pesquisadora do PAX | RN.
Durante a atividade de apresentação da trilha, os estudantes conheceram as ferramentas que serão utilizadas, bem como as futuras dinâmicas, como: “Minha ideia no mundo real”, além de rodas de conversa, desafios criativos e reflexões sobre como suas ideias poderão se transformar em soluções reais dentro de uma startup.
“O objetivo é mostrar que negócios não são apenas sobre lucro, mas sobre impacto positivo na sociedade, como já dizia Muhammad Yunus, criador do microcrédito e Nobel da Paz. Queremos que os alunos vejam o empreendedorismo como um caminho de transformação pessoal e coletiva”, destacou a Lana Souza.
A ação reforça o compromisso do Parque com a formação de talentos locais, incentivando o protagonismo juvenil e conectando educação, inovação e desenvolvimento sustentável desde a base.