Rio Grande do Norte
“Quero ir pra Brasília”: Nina Souza confirma pré-candidatura a deputada federal para 2026
25/06/2025 17h38
Por: Hiago Luis
Foto: Arquivo PN
A secretária de Assistência Social de Natal, vereadora e primeira-dama da capital potiguar, Nina Souza (União Brasil), confirmou nesta terça-feira (25) sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A afirmação foi feita durante entrevista à Rádio 94 FM, em Natal.
“No meu coração, eu acho que quero ir pra Brasília”, declarou Nina, ao confirmar que já iniciou as articulações de sua pré-candidatura. “Nós estamos aí, já começando o trabalho pra candidatura a deputada federal”, acrescentou durante a
entrevista a rádio.
Atualmente em seu terceiro mandato como vereadora, Nina Souza é um dos nomes mais próximos ao prefeito Paulinho Freire (UP), com quem é casada. A sua projeção no cenário político estadual vem sendo construída com respaldo também de alianças com nomes como os senadores Styvenson Valentim (PSDB) e Rogério Marinho (PL) — este último apontado como um dos possíveis apoiadores de sua candidatura.
Nina reconheceu o convite para integrar o PL, legenda de Rogério Marinho e do deputado General Girão, com quem colaborou em diversas emendas. “Eu recebi convite do PL, sim. Assim como recebo de outros partidos. Como sou uma pessoa séria, sou bem recebida em todo lugar”, afirmou. Apesar disso, ela deixou claro que, por ora, permanece filiada ao União Brasil. “Eu sou do União Brasil. Faço parte dos quadros do União Brasil”, disse.
A movimentação da secretária já mexe com o tabuleiro político local. A possível candidatura dela à Câmara Federal deixa outros nomes da base municipal em alerta. Entre eles, o presidente da Câmara de Natal, Ériko Jácome, e a vice-prefeita Joanna Guerra, que devem buscar caminhos distintos na disputa.
Recentemente, Nina e o prefeito Paulinho Freire iniciaram conversas com prefeitos e lideranças políticas em busca de apoio ao projeto eleitoral. A ação foi interpretada como uma antecipação estratégica para consolidar sua presença como principal nome do grupo político rumo ao Congresso.
A pré-candidatura de Nina Souza pode ainda ganhar mais destaque dependendo dos movimentos de seus aliados: caso Styvenson dispute o Governo do RN, há especulações de que ela possa integrar sua chapa; se Marinho for o candidato a governador, Nina pode ser prioridade na nominata proporcional do PL.
Autor: Hiago Luis