Tarifa Zero: prefeitura de Parnamirim aguarda parecer para enviar projeto de lei à Câmara Municipal

21/03/2024 05h33


Tarifa Zero: prefeitura de Parnamirim aguarda parecer para enviar projeto de lei à Câmara Municipal

Foto: Reprodução

 

Parnamirim se prepara para mais dois marcos em sua história: a licitação do transporte público e implantação da Tarifa Zero no Interbairros, tornando-se a primeira cidade do Rio Grande do Norte a oferecer gratuidade à população. A iniciativa, além de garantir o direito constitucional ao transporte, trará benefícios sociais, econômicos, ambientais e de mobilidade urbana.

Conheça as vantagens:

Permite que pessoas de baixa renda, especialmente as que dependem do transporte público para trabalhar, estudar e acessar serviços básicos, economizem recursos e utilizem o dinheiro em outras áreas, como alimentação, educação e saúde.

Aumento considerável do fluxo de pessoas nos centros comerciais, impulsionando o comércio local e atraindo novos investimentos - na contramão do que acontece em todo o país.

Rotas otimizadas: Reordenamento de rotas para garantir maior eficiência e cobertura territorial.

Modernização da frota: Absorção da frota de transporte escolar, integrando-a ao sistema de transporte público e modernizando a frota como um todo.

Maior segurança e conforto: Investimento em infraestrutura para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.

Processo de Implantação:

Para a implementação, o Tarifa Zero precisa virar lei. O grupo de trabalho, assessorado pela Funpec, encaminhou a minuta do instrumento legal à Procuradoria Geral do Município para que seja emitido o parecer. O próximo passo é o envio à Câmara Municipal para a votação, audiências públicas e posicionamento dos parlamentares. Com a aprovação, o projeto retorna ao executivo para sanção do prefeito Rosano Taveira. Depois disso, o município fica apto a publicar o cronograma da licitação, já com a previsão do Tarifa Zero.

A Tarifa Zero em Parnamirim representa um passo importante para a construção de uma cidade mais justa, sustentável e com melhor qualidade de vida para todos. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, a proteção ambiental e a modernização da infraestrutura urbana.

 

Fonte: Prefeitura de Parnamirim