Turismo potiguar: Governo do RN investe em parcerias e na interiorização do turismo

20/03/2024 11h52


Turismo potiguar: Governo do RN investe em parcerias e na interiorização do turismo

Foto: PN

 

Em entrevista realizada no PotyCast desta quarta-feira (20), Solange Portela, Secretária do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur), comentou sobre as ações que têm sido realizadas pelo Governo do estado para o fortalecimento do turismo do RN. Entre os destaques, está a participação do governo em feiras internacionais, o estabelecimento de parcerias com empresas do setor de turismo e do setor aéreo e o fortalecimento do turismo regional.

Uma das parcerias mencionadas pela secretária é com a Zurich Airport, empresa que assumiu o Aeroporto Internacional Aluízio Alves em fevereiro, após relicitação. Ela tem participado de rodas de conversa com a SETUR para aumentar o fluxo de passageiros. “Nós sabemos que quando há esse incremento no fluxo de aeroportos, parte desses passageiros são turistas que estão no Rio Grande do Norte”. Além disso, Portela comenta que a diretora da Emprotur está em Bogotá, na Colômbia, em parceria com a Zurich, para participar da Routes America, uma ação entre aeroportos e empresas aéreas para dialogar sobre voos de novas rotas.

Solange comenta também que a recente viagem da governadora Fátima Bezerra à Portugal para participar da Feira do Turismo de Lisboa reforça a imagem de seriedade do estado com o setor, tendo sido uma agenda positiva. Na oportunidade a governadora participou de evento com a embaixada para captação de investidores para o RN, além de reuniões com companhias aéreas, empreendedores, operadores de turismo e para parcerias na parte de qualificação no Brasil. Além disso, houve o lançamento oficial do 1º Fórum de Geoparques dos Países de Língua Portuguesa, que acontece em junho, no município de Currais Novos.

A SETUR também tem trabalhado na interiorização do turismo regional potiguar. Seguindo as diretrizes de regionalização do turismo, a secretaria tem atuado para fortalecer as regiões turísticas com assessorias e governanças regionais formada por secretários de turismo e pelo trade turístico.

Com a aproximação dos festejos juninos, o Rio Grande do Norte integra o Road Show com outros estados do nordeste pelas regiões sudeste e centro-oeste, divulgando os festejos do estado. A ação é uma parceria com operadoras de turismo e companhias aéreas para a promoção de pacotes voltados para esses eventos.

Confira a entrevista completa em:

https://www.youtube.com/live/V_Z1DwQ--Tw?si=pnwQwRlfTU1Or4TZ

Fonte: Da Redação do PN, Camila Pinto (Com supervisão de Marclene Oliveira, editora-chefe)