‘Estratégia Nacional de Escolas Conectadas’ vai levar internet para mais de 138 mil escolas públicas em todo o Brasil

27/09/2023 06h23


‘Estratégia Nacional de Escolas Conectadas’ vai levar internet para mais de 138 mil escolas públicas em todo o Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Até 2026, mais de 138 mil escolas públicas de todo o País terão acesso à internet de qualidade, equipamentos eletrônicos e currículo escolar multimídia. Estas são as principais metas da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, lançada pelo Governo Federal nesta terça-feira (26/09).  A governadora Fátima Bezerra participou do lançamento, a convite do presidente Lula, posto que a estratégia federal deverá estar pactuada com estados e municípios para que a política de conectividade seja implementada. 

O Decreto que institui e implementa a nova política pública foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas vai coordenar políticas para universalizar a conectividade para uso administrativo e pedagógico nas escolas públicas da educação básica. O objetivo é conectar todas elas até 2026. Terão prioridade escolas das regiões Norte e Nordeste, onde estão os maiores índices de desigualdade digital.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o potencial transformador do programa por universalizar a digitalização, garantindo que todos os estudantes tenham acesso à rede, computadores, tablets e currículo escolar multimídia. A digitalização, explicou o ministro, é complementar ao ensino, sem substituir livros ou outros instrumentos pedagógicos analógicos.

Programa Estadual Geração Conectada

O programa estadual Geração Conectada está sendo implementado desde abril deste ano, com investimento de R$ 62 milhões de reais do Governo do Estado. O Geração Conectada, que está inserido num dos eixos do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), já implementou internet de banda larga em 586 das 612 unidades da rede estadual de ensino, e realizou a distribuição de equipamentos, como os Chromebooks. O programa inclui projetos pedagógicos, equipamentos de tecnologia, compra de mobiliários, além de adoção de ferramentas e metodologias que contribuam nas atividades pedagógicas e administrativas.

As políticas públicas de conectividade se impõem para pôr fim às desigualdades de acesso à internet nas escolas públicas. A conectividade de qualidade e significativa nas escolas públicas será uma revolução no ensino.

Fonte: Governo Federal e do RN