‘Turismo e Investimentos Verdes’ será tema do Dia Mundial do Turismo, em Natal

26/09/2023 12h06


‘Turismo e Investimentos Verdes’ será tema do Dia Mundial do Turismo, em Natal

Foto: Canindé Soares

 

O Turismo não só exerce o poder de ressaltar a importância cultural de uma região, como também fortalece a economia do país. O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980, e tem como função evidenciar a importância dessa atividade, que contribui para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais. A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que pertence ao Sistema das Nações Unidas.

O principal objetivo do Dia Mundial do Turismo é promover a conscientização do público e das autoridades sobre a importância da atividade turística e de seus valores culturais, políticos, econômicos e sociais. Por esse motivo, em 2023, o tema será Turismo e Investimentos Verdes, para debater as principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros. A OMT destaca a necessidade de mais investimentos direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Em Natal/RN, o turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade, contribuindo cerca de 8% para o PIB do Rio Grande do Norte, segundo a Fecomércio. Segundo Ohana Fernandes, Secretária Municipal do Turismo, o turismo verde é um tema de grande relevância para a cidade do Sol, que atrai turistas de todos os lugares por causa das suas belezas naturais. "A cidade do Natal é conhecida principalmente por causa de suas belezas verdes e naturais deslumbrantes. E o objetivo da gestão do Prefeito Álvaro Dias é zelar pelos nossos cartões postais, como as praias de Natal", afirma Ohana.

O investimento em turismo verde é uma das iniciativas da Prefeitura do Natal, que somente no ano de 2023 plantou mais de 15 mil mudas nas quatro zonas da cidade, através do projeto Planta Natal, com o intuito de deixá-la mais arborizada. De acordo com os dados do último semestre, Natal foi a cidade com maior incremento de turistas, fechando julho com 1,1 milhões de novos turistas. Seja pelas praias ou parques arborizados, os números mostram como o investimento em turismo verde é essencial para as cidades litorâneas como Natal.

 

Fonte: Prefeitura do Natal