Em Brasília, desfile de 7 de setembro é marcado por homenagens a Santos Dumont, profissionais de saúde e Amazônia

08/09/2023 06h49


Em Brasília, desfile de 7 de setembro é marcado por homenagens a Santos Dumont, profissionais de saúde e Amazônia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O desfile da Independência do Brasil, realizado nesta quinta-feira (07/09), homenageou os profissionais de saúde, com a presença do personagem Zé Gotinha na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Também foi celebrado os 150 anos de nascimento do pai da aviação, Santos Dumont, e a Amazônia, com a participação de militares indígenas que atuam na região. Mais de 2 mil militares e civis participaram e o público pode ver viaturas como tanques de guerra, lança-foguetes e aeronaves. Além do espetáculo da Esquadrilha da Fumaça no céu da capital federal.

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhou o desfile ao lado de representantes do poder público, entre outras personalidades brasileiras. A celebração teve início às 9h, com o tema: “Democracia, soberania e união”. O personagem Zé Gotinha participou do eixo temático: Saúde e Vacinação. E foi uma das estrelas do 7 de Setembro. Ele desfilou em uma viatura do Corpo de Bombeiros no eixo temático que homenageou os profissionais da saúde das Forças Armadas e do Sistema Único de Saúde (SUS), que fazem atendimento médico em todo o país, inclusive em áreas remotas, atuando em desafios como o combate à Covid-19, transporte de órgãos e campanhas de vacinação.

Outra novidade do desfile foi a presença de militares indígenas da 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército que atuam na região de São Gabriel da Cachoeira, na Amazônia. Em frente ao palanque das autoridades e nas presenças do presidente Lula e da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, seis militares fizeram saudações, cada um em sua língua nativa, com frases como “Viva a Independência do Brasil” e “Tudo pela Amazônia”. Na Amazônia, os militares atuam como aliados na implementação e execução de políticas de conservação do bioma e de combate a atividades ilegais como o desmatamento e o garimpo.

Neste ano, houve ainda a passagem de um participante caracterizado de Santos Dumont para lembrar os 150 anos de nascimento do pai da aviação e patrono da Aeronáutica, celebrados neste ano.

Desfile

O presidente Lula e a primeira-dama Janja Lula chegaram à Esplanada a bordo do Rolls-Royce presidencial e foram recebidos pelo ministro da Defesa e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para início do desfile, marcado pelo Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

Neste ano, o medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição, foi quem conduziu o fogo simbólico da Pátria, acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília.

Durante cerca de duas horas, passaram pela Esplanada dos Ministérios mais de 2 mil militares e estudantes. O público pode conferir a passagem de grupamentos terrestres e motorizados, com carros anfíbios, viaturas que lançam munições de diferentes calibres e lança-foguetes.

Um dos pontos altos foi a passagem da pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército, onde miliares se equilibraram em cima de uma moto. A Esquadrilha da Fumaça encerrou o desfile com acrobacias no céu de Brasília.

Fonte: Governo Federal