DCE denuncia casos de assédio na Escola de Música da UFRN

21/07/2022 12h17


DCE denuncia casos de assédio na Escola de Música da UFRN

Foto: Reprodução

 

O Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro (DCE) publicou uma nota em que denuncia a omissão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em casos de assédio. Nesta quinta-feira (21), em publicação nas redes sociais, a entidade descreveu um caso ocorrido na Escola de Música da UFRN.
 
De acordo com a publicação, um professor substituto e maestro do coral do projeto de extensão, o Madrigal, estaria perseguindo cinco participantes do coral. Além disso, a nota também afirma que o acusado já foi denunciado na Ouvidoria da UFRN por assédios morais e sexuais em 2018.
 
Nos comentários da postagem do DCE, alunos exigem um posicionamento da universidade e que tomem as devidas providências nos casos de assédio. Procurada pela reportagem do Potiguar Notícias, a UFRN afirmou que não pode falar sobre o caso em cumprimento à Lei de Proteção de Dados.
 
Em junho de 2022, a UFRN instituiu um grupo de enfrentamento ao assédio sexual. Essa providência surgiu após a instituição arquivar duas denúncias, uma de assédio e outra de estupro, segundo reportagem da Agência Saiba Mais.
 
Esse grupo tem 90 dias para a conclusão dos trabalhos, de acordo com documento publicado pela portaria N° 889/2022.
 
Confira Nota na íntegra:  DCE denuncia casos de assédio na Escola de Música da UFRN.
 
Leia nota de posicionamento da UFRN: 
 
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolve ações no intuito de prevenir e oferecer suporte às pessoas denunciantes de casos de abuso sexual e moral, no âmbito da instituição de ensino. Em junho deste ano, foi instituído o Grupo de Trabalho pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual na UFRN, com o objetivo de identificar e sugerir medidas institucionais de curto, médio e longo prazo para prevenir e combater o assédio sexual, além de outras violências de gênero. Seguem outras iniciativas da Universidade:
 
A Comissão de Humanização das Relações de Trabalho tem caráter interdisciplinar e é composta por servidores de diferentes áreas de atuação, como Serviço Social, Psicologia, Administração, Direito, entre outras. A ação tem o intuito de promover ações de natureza educativa e preventiva acerca das violências relacionadas ao trabalho (incluindo assédio sexual e moral); atuar como suporte diante dos problemas ou conflitos nas relações laborais; e analisar as demandas com indícios de violências no trabalho, agindo para cessá-las, oferecendo suporte e/ou encaminhando os envolvidos;
 
- Capacitações sobre temáticas ligadas à prevenção de violências, como "Mediação de Conflitos", "Gestão de Conflitos", "Gestão das Emoções", "Assédio Moral (Sensibilização e instrumentalização para combater o assédio moral)", "Diversidades Afetiva, Sexual, Racial, Religiosa, entre outras (combate aos múltiplos preconceitos)";
 
- Cartilha "Assédio Moral – Conheça e aprenda a combater": https://progesp.ufrn.br/cartilhas/assedio/quadrinho2/cartilha_texto_final.pdf ;
 
- Comitê UFRN com Diversidade (em fase de reativação), que tem o objetivo de propor ações transversais, interdisciplinares e intersetoriais de enfrentamento à violência de gênero e a todos os tipos de preconceito e intolerância (machismo, racismo, lgbtqia+fobia, capacitismo, gordofobia, etc);
 
- Treinamento Introdutório para Servidores e Programa de Atualização Pedagógica para Docentes (PAP), abordando a temática do assédio.
 
- A Ouvidoria da UFRN é um canal para manifestações, via Plataforma FalaBR: https://ouvidoria.ufrn.br/ .
A Divisão de Segurança Patrimonial (DSP) também oferece canais de comunicação, nos telefones 08000 84 20 50 e (84) 99193-6471 ou no aplicativo "Smart Campus Seguro".
 
- Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), casos específicos não podem ser informados ao público.