"Lula não é como Bolsonaro. Ele tem inteligência e passado", afirma João Doria

27/04/2022


Foto: oglobo.globo.com

 

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, João Doria (PSDB-SP), governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, falou sobre a corrida ao Palácio do Planalto e aproveitou para estabelecer as diferenças entre os dois principais postulantes na disputa: Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o tucano, não existem termos de comparação entre os dois, uma vez que o petista é “inteligente e tem passado”.

 

Apesar de ressaltar que é um antagonista às ideias políticas preconizadas por Lula e o PT, Doria, que tenta se firmar como um nome de consenso entre os partidos que compõem o bloco da chamada “terceira via”, enfatiza o seu respeito pelo ex-mandatário, diferentemente do que nutre pelo atual chefe do executivo federal. "Embora eu seja um antagonista ao Lula, eu o respeito. O Lula não é Bolsonaro, o Lula é inteligente e tem passado. Eu tenho posições diferentes das dele, mas tenho respeito por ele. Já Bolsonaro não merece o meu respeito. Eu sou um liberal social", declarou o presidenciável. 

 

No que se refere às chances de êxito da terceira via, Doria se mostra confiante, apesar dos números das últimas pesquisas apontarem larga vantagem de Lula e Bolsonaro em relação a esse bloco. "Ainda há 44% de eleitores que não tomaram sua decisão. Entre eles, neste momento estão aqueles que estão optando pelo 'menos ruim', de um lado [Lula] ou de outro [Bolsonaro]. Estes eleitores são os que vão aderir a um nome que possa representar uma alternativa aos dois extremos", salientou Doria. 

 

Em relação à disputa interna do PSDB, a qual apontou o seu nome como candidato mais viável para disputar o pleito presidencial, Dória adotou uma postura diplomática, elogiando o comportamento do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, a quem derrotou nas prévias. "Eduardo Leite teve a grandeza de, em carta divulgada na sexta-feira, manifestar o seu apoio e reconhecimento às prévias", ressaltou o tucano.