Homenagem a Paulo Freire será realizada na Câmara de Natal por iniciativa de Pedro Gorki

23/09/2021


 
 
O educador Paulo Freire receberá título de Cidadão Natalense (post mortem) durante Sessão Solene, a ser realizada hoje, quinta-feira, dia 23 de setembro, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal. A homenagem é uma iniciativa do Vereador Pedro Gorki (PC do B), estudante de Pedagogia da UFRN e militante estudantil. Gorki já foi Presidente da UBES, o primeiro potiguar a assumir este cargo.
 
Participarão do evento, a neta de Paulo Freire, Sofia Freire Dowbor e o ex-Ministro da Educação, Fernando Haddad (de forma virtual). A Governadora Fátima Bezerra que tem muita tradição nas lutas educacionais, principalmente em relação ao FUNDEB, recebeu a incumbência de receber simbolicamente a comenda. 
 
Paulo Freire teve uma das principais experiências de alfabetização de adultos no Rio Grande do Norte, com a experiência de Angicos, quando alfabetizou trezentos trabalhadores(as) conhecida internacionalmente como “a alfabetização de quarenta graus em quarenta horas” interpretando o desejo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos da Aliança para o progresso de origem americana no período da guerra fria. 
 
O educador Paulo Freire, também colaborou com o programa “De pé no chão se aprende ler” de iniciativa do Prefeito Djalma Maranhão que teve seu mandato devolvido simbolicamente, aprovada pela Câmara Municipal, também de iniciativa de um Vereador do PC do B, George Câmara, hoje Secretário Adjunto da Governadora  Profa. Fátima Bezerra.
 
O pernambucano educador Paulo Freire, quando retornou do exílio na Anistia passou a residir em São Paulo proferindo aulas principalmente na PUC. Foi Secretário Municipal da Educação no Governo de Luíza Erundina.  Em vida retornou a Angicos, quando recebeu o título de Cidadão daquela localidade potiguar, situada no Sertão Central, um reconhecimento pela memorável campanha. Na atualidade no Campus de Angicos da UFERSA há o curso de Pedagogia.
 
Paulo Freire, nascido em Pernambuco, cujo centenário de nascimento se comemorou no dia 19 de setembro de 2021, na Campanha de alfabetização orientada por Moacir de Gois veio inúmeras vezes dialogar com os animadores responsáveis pelos círculos de cultura, avaliando os diálogos e as palavras geradores, quando estava construindo o seu método de alfabetização que permeou toda a sua obra.
 
O seu livro mais conhecido internacionalmente é Pedagogia do Oprimido, escrito no exílio no Chile. É o cientista brasileiro mais conhecido internacionalmente, e um dos cincos mais citados em trabalhos acadêmicos, recebendo inúmeras homenagens das mais diversas universidades, inclusive americanas como “honoris causa” é o patrono da educação brasileira. 
 
Paulo Freire é nome de Ruas, Praças, Assentamentos, Centros de Educação Rural, Escolas, Bibliotecas, Programas, Plataformas eletrônicas, e agora recebe a justa homenagem da Câmara Municipal de iniciativa do jovem vereador Pedro Gorki, que está despertando todo o interesse e acompanhamento do segmento da educação e da sociedade potiguar, por elaborar um pedagogia crítica, cidadã e reveladora da realidade.