"As vacinas são uma das grandes conquistas da humanidade", afirma médico

27/01/2021

Por: Redação PN

 

 

         Nesta quarta-feira (27), no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, a professora Andrezza Tavares entrevistou o médico Geraldo Ferreira, presidente da SINMED RN (Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte), que falou sobre o momento da saúde pública no Brasil, além dos desafios da instituição para este ano de 2021.

        Segundo o médico, devido à vigência da pandemia do novo coronavírus, as questões envolvendo a saúde pública ainda vão ser o centro das discussões neste ano de 2021. Para ele, os efeitos da vacinação, sobretudo no que diz respeito à imunização de alguns grupos, só serão efetivamente percebidos depois de 3 ou 4 meses do processo.

         Em relação aos obstáculos que a SINMED vai enfrentar neste ano, o presidente ressalta: "nós temos visitado muitos hospitais do estado e o que percebemos é a questão da centralização dos procedimentos em torno da covid-19. Em outras palavras, nós temos um desafio imediato que é o de aparelhar essas instituições de saúde com mais leitos, a fim de que tantos pacientes com outras enfermidades não sejam prejudicados".

        No que se refere ao processo de vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Norte, o médico salienta:"a vacina é uma das maiores conquistas da humanidade. Na verdade, a polarização política tem atrapalhado uma discussão que precisa ser travada com seriedade e responsabilidade. Ademais, as vacinas que estão em circulação no Brasil, a Coronavac e a AstraZeneca (Oxford), já provaram que são eficientes, sobretudo na capacidade de arrefecer a força do vírus para ele não evoluir para uma forma grave. Em suma, as vacinas foram aprovadas pela Anvisa e devem ser tomadas por todos", finaliza

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/X3BkI1jP-y8