Pré-Candidatos se articulam na Grande Natal

11/09/2015

Por: José Pinto Júnior
Foto: Fotomontagem PN
Os 12 municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal  somam aproximadamente metade do eleitorado do Rio Grande do Norte. Os pré-candidatos a prefeito dessas cidades se mobilizam em busca de apoios rumo às eleições municipais de 2016.
 
Em Natal, vários nomes já estão colocados: Wilma de Faria (PSB), Carlos Eduardo Alves (PDT), Rogério Marinho (PSDB), Fernando Mineiro (PT) e Robério Paulino (PSOL). O PCdoB não decidiu se ficará no palanque de Carlos ou se irá para a oposição.
 
O partido, que cresceu muito na última eleição, inclusive poderá apresentar candidatura própria. Fala-se no nome do vice-governador Fábio Dantas, haja vista que sugere-se que, no contexto atual, seja apresentado um nome que surja como “novidade”.
 
É preciso lembrar que o resultado da eleição em Natal influenciará na eleição estadual de 2018.
 
Confira o quadro nos principais municípios da região: 
 
PARNAMIRIM
Em Parnamirim, o prefeito Maurício Marques apresentou seu candidato, o secretário de Obras, Naur Ferreira (PSB). A oposição tem diversos nomes com possibilidades (leia matéria completa sobre a situação do município na primeira página do caderno Parnamirim).
 
S. G. DO AMARANTE
No município de São Gonçalo do Amarante, o prefeito Jaiem Calado (PR) não definiu qual nome irá apoiar. No tabuleiro político, saem na frente os nomes do vice-prefeito Poti Neto (PMDB) e o do secretário Paulinho da Habitação.
O vereador Geraldo Veríssimo (PR) é tido como nome forte, mas pode sair da situação, mudando, inclusive, de partido. O nome do presidente da Câmara, Raimundo Mendes, que vem fazendo elogiada gestão, surge como possibilidade também.
 
MACAÍBA
Em Macaíba, o prefeito Fernando Cunha (PMDB) tem direito à reeleição e sai como favorito para a disputa de 2016. Na oposição, dois ex-prefeitos podem tentar candidatura: Luizinho Soares (que é vereador) e Marília Dias.
 
S. JOSÉ DE MIPIBU
O atual prefeito Arlindo Dantas (PMDB) larga como favorito e vai tentar a reeleição. Deverá enfrentar o vereador Kerinho Ribeiro.
 
NÍSIA FLORESTA
Em Nísia, a família Ferreira está dividida entre o grupo da prefeita Camila e o do ex-prefeito George Ney. Na oposição, surgem os nomes de Marize Leite, o do médico Edivaldo Nascimento e o do empresário Siderley Bezerra.
 
CEARÁ-MIRIM
Na terra dos verdes canaviais, muita indecisão e expectativas. O prefeito Antônioo Peixoto (PR), desgastado, não sinalizou seu apoio. O presidente da Câmara, vereador Renato Martins (DEM), sonha em ser candidato. Já candidatos em outras eleições, Marcílio Dantas e Júlio César Câmara correm por fora.
 
EXTREMOZ
Neste município, o vice-prefeito, Padre Edílson Nascimento, deverá enfrentar o candidato do prefeito Klauss Rego, que tem diversas possibilidades, mas não sinalizou com nenhuma delas.