Liliana Borges

30/03/2024 11h46

 

CASCAIS, Época da Páscoa…

Cascais é uma graciosa vila portuguesa a cerca de 32 km de Lisboa, sendo o município formado pelas freguesias de Cascais e Estoril, Carcavelos e Parede, Alcabideche e São Domingos de Rana com aproximadamente 214.000 habitantes, apesar da cidade ser bem povoada os portugueses não permitiram que perdesse a categoria de vila para manter seu charme e encantos.

Já escrevi várias vezes sobre a região, pois o lugar é tão agradável que podemos visitar e curtir em todas as estações do ano, esteja o clima frio ou quente. Desta vez fui em companhia do casal querido Adriana e Joaquim Cruz que aqui estavam na altura e fizemos alguns passeios turísticos pelas Terras Lusitanas.

O Concelho valoriza cada época e neste período estava lindamente decorada com motivos da Páscoa. A localidade é sempre fascinante, pois naturalmente transitam pessoas a todo instante e podemos escutar o burburinho de diversos idiomas ao mesmo tempo, onde as pessoas se misturam em harmonia com a natureza, a vila, as festividades...

A vila é repleta de bons restaurantes, cafeterias, charmosas lojas e uma ótima rede hoteleira, além de ter sido palco de muitos acontecimentos históricos ao longo do tempo. A região foi escolhida por várias personalidades para residir ao fugir dos horrores da 2ª Guerra Mundial, como também, ocorreram alguns fatos curiosos como o desembarque de Cristóvão Colombo na Baía de Cascais ao retornar da primeira viagem à América em 1493 e Luís de Camões em 1570 evitando Lisboa por haver uma peste na Capital.

Ademais como por aqui tudo termina em história não poderia deixar de mencionar seu rico patrimônio histórico e cultural, a exemplo da “Cidadela de Cascais” contendo o Palácio da Cidadela, Torre de Santo Antônio e a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz que remontam aos séculos XV ao XVII, os quais foram contruídos com intuito de defender a área dos ataques comuns na época.

A Baía enche nossos olhos com sua beleza e o vai e vem dos passantes, considerada parte da “Riviera Portuguesa”, famosa região costeira afluente de Lisboa formada por Cascais, Estoril, Oeiras e Sintra. A localidade está sempre com muitos visitantes, turistas e habitantes locais que desfrutam de seus espaços convidativos como a praia, parques, calçadão a beira mar com a tradicional roda gigante e carrocel, feirinhas de artesanato e iguarias apetitosas…

Cascais sempre a qualquer tempo é encantadora, charmosa, emocionante…

Não importa se é vila ou cidade sempre bela…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmal.com

https://youtu.be/LgMBIzaHYho?feature=shared


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).