Liliana Borges

10/02/2024 06h56

 

O QUE FAZER, Portugal para todas as idades 2…

 

Continuando o artigo anterior…

Mais algumas dicas para visitar ao sul de Lisboa atravessando a Ponte Vasco da Gama ou a 25 de Abril dependendo de onde estiver hospedado…

SESIMBRA, situada a cerca de 39 km de Lisboa, uma graciosa cidade edificada nas encostas e falésias que vem descendo até ao longo da beira mar. Caminhar pelo seu maravilhoso calçadão e se deslumbrar com a beleza da paisagem nos enchem de emoção.

É imperdível conhecer a Fortaleza de Santiago que foi contruída entre 1642-1649 no centro da baia de Sesimbra, tornando-se o principal ponto de defesa marítima na época, ainda, se possível dar uma paradinha no restaurante “Forte de Santiago”, pois sua localização é privilegiada na ponta da fortaleza, onde vale pelo menos “tomar uns copos” ou um bom café apreciando o fabuloso cenário.

CABO ESPICHEL está localizado na extremidade sudoeste da Península de Setúbal na Freguesia do Castelo no Concelho de Sesimbra, a cerca de 48 km de Lisboa. Esta região é composta por rochas muito elevadas e por belíssimos penhascos a beira do Oceano Atlântico, além disso, possui um conjunto de edificações que contam sua história como o Farol do Cabo e o Santuário de Nossa Senhora da Pedra da Mua.

SETÚBAL, capital do Distrito de Setúbal, cidade portuária com rico patrimônio histórico, militar, religioso, arqueológico e cultural, a exemplo do belíssimo Forte de São Felipe que foi contruído por D. Felipe I em 1582. Quanto sua gastronomia esta voltada aos pratos à base de peixes e frutos do mar, conhecida pelos seus saborosos “Chocos Fritos”, ainda mais, o Mercado do Livramento foi considerado um dos melhores mercados do mundo a exemplodo jornal americano “USA Today” o classificou como um dos mercados de peixe mais famosos do Mundo.

Continuando na região poderá ir ao “PARQUE URBANO ALBARQUEL”, poissua localização é espetacular com a Baía de Setúbal aos seus pés, inserido na Serra da Arrábida com uma deslumbrante visão do rio e mar, a cidade de Setúbal, seu porto, um pouco mais acima o Forte de São Felipe e; a Península de Troia com os ferries e catamarans ao chegar e sairde um lado a outro. O espaço possui parque infantil, um agradável calçadão, café-bar,miradouro com o restaurante “A Vela Branca” pontuado pelo “Tripadvisor” 4,5 de 5. Ótimo lugar para ficar ao longo do dia, admirar o pôr do sol, curtir a noite iluminada pelas luzes de Setúbal ao fundo ou ao luar…

Outra excelente opção é conhecer a PENÍNSULA DE TRÓIA, fazendo a travessia a partir de Setúbal de Catamaranou Ferryboat, o primeirosão 15 minutos de travessia, saindo do Terminal em Setúbal na rua Teotónio Banha e chegando na Marina de Troia. Esta forma é apenas para pedestres, assim deixando o carro na outra margem ou, se preferir ir de automóvel poderá ser de Ferryboat que o trajeto são 25 minutos partindo da Doca do Comércio em Setúbal e chegada no Cais Sul de Troia.

Quanto ao que fazer em Troia depende da época do ano, pois esta recheada de atrações desde cassinos, hotéis, resorts, restaurantes, cafeterias, graciosas lojinhas, praias de areias brancas para desfrutar o sol de verão, além das ruínas romanas, um complexo de salga de peixe que nos reporta ao século I a VI.

Ao sul de Lisboa tem lugares encantadores, vale muito conhecer…

Continuarei com mais dicas no próximo artigo…

https://youtu.be/KOSh0Wgnd8M?feature=shared

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).