Liliana Borges

03/02/2024 05h21

 

O QUE FAZER, Portugal para todas as idades…

 

As dicas dessa semana são lugares fabulosos ao sul de Lisboa atravessando a Ponte Vasco da Gama…

Que tal ir as compras no Freeport Outlet? ALCOCHETE situada a cerca de 37 km da capital portuguesa que possui um centro comercial repleto de grifes renomadas, o qual normalmente tem bons produtos com preços justos, um bom lugar para passar o dia e almoçar na sua Praça da Alimentação a exemplo do “Farnel” com ótimas entradas e opção de pratos do dia com menor preço.

 Ao entardecer vale muito passear pela vila e na ribeirinha, deslumbrar-se com o colorido do pôr do sol as margens do Tejo em harmonia com as luzes de Lisboa a acender na linha do horizonte e Alcochete iluminada compondo a paisagem ao cair da noite, o vai e vem dos passantes, restaurantes a abrir, a vida noturna a fluir. Um dos restaurantes que aprecio por lá é o “Al’ Sal” especializado na gastronomia portuguesa, além de sua tradicional sobremesa um maravilhoso “Mousse de Chocolate”.

VILA NOGUEIRA DE AZEITÃO está a cerca de 35 Km de Lisboa, a região é conhecida pelos seus premiados, “Queijo de Azeitão” e “Torta de Azeitão”, como também, faz parte da “Rota dos Vinhos de Portugal” com suas renomadas vinícolas, como a JMF- José Maria da Fonseca que foi pioneira a engarrafar o vinho português para comercializar, a Bacalhôa Vinhos de Portugal que além de sua Adega Museu possui um suntuoso Palácio recheado de obras de arte e história. Ademais possui uma linda praça no centro da vila com graciosas cafeterias abarrotadas de delícias.

PALMELA aproximadamente 43 km da Lisboa, percorrer o castelo situado no alto de uma colina na área da Arrábida, a cerca de 240 metros acima do nível do mar. Outrora o lugar foi muito cobiçado devido a sua posição geográfica e, ainda, continua muito atrativo quanto a sua arquitetura, o espaço arqueológico, como a magnífica paisagem vista das alturas, de um lado o Rio Sado, Setúbal, a Península de Troia e do outro a graciosa Palmela.

Já pensou em tomar uns copos em uma Taverna Medieval? Neste castelo tem uma, “O Bobo da Corte”, um espaço agradabilíssimo especializado na gastronomia portuguesa que serve suas iguarias em forma de petiscos para ser compartilhando com nossas companhias, além dos vinhos regionais, como também, uma saborosíssima Sangria.

SERRA DA ARRÁBIDA, o Parque Natural da Arrábida situado no Distrito de Setúbal foi um dos lugares mais belos que tive oportunidade de conhecer em Portugal com suas paisagens deslumbrantes da serra e o mar e, como não poderia ser diferente neste país, há vários patrimônios históricos na localidade entre eles o Convento da Nossa Senhora da Arrábida que nos proporciona uma viagem ao século XVI, conhecido como “Porta do Céu”, localizado a cerca de 47 km de Lisboa.

Aproveitando o passeio por esta região vale uma esticadinha até o “Portinho da Arrábida”, uma pequenina praia em harmonia com as encostas rochosas e verdejantes situada ao pé da Serra da Arrábida, apreciar sua beleza com suas águas cristalinas que variam a cor ao longo do dia conforme a vontade da natureza.

Continuarei no próximo artigo…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

https://youtu.be/Pa3dz39ju5A?feature=shared


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).