Liliana Borges

20/01/2024 00h22

 

O QUE FAZER, Crianças em Portugal…

 

Vou escrever uma série “O QUE FAZER” com dicas para aproveitar e tornar sua viagem inesquecível, seja bem acompanhado com crianças, familiares, amigos, amores ou até mesmo sozinho…

Desta vez vou selecionar apenas algumas opções para curtir com crianças, mas que não deixa de ser interessante também para os adultos, porém é impossível descrever todas as alternativas em um único artigo…

Começando por LISBOA…

Parque da Nações podemos dizer que uma bela parte moderna da capital portuguesa onde aconteceu a Expo98 e lá está situado o Pavilhão do Conhecimento; um Museu de Ciência e Tecnologia com várias exposições interativas; o Oceanário que um dos aquários maiores do mundo, além de um teleférico que possibilita uma visão das alturas da região incluindo o Rio Tejo, a linda Ponte Vasco da Gama e a Estação do Oriente.

Belém é um lugar que não pode deixar de visitar para apreciar o Monumento dos Descobrimentos; a Rosa dos Ventos que foi oferecida ao país pela República da África do Sul marcando as principais rotas da expansão portuguesa, entre os séculos XV e XVI com datas, naus e caravelas.

A Torre de Belém, um dos “ex libris” da cidade, ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I que uma de suas funções na altura era a defesa da barra do Rio Tejo, como também, queria impressionar quem chegava na cidade com sua imponência. Aproveitando este passeio é ótima oportunidade para saborear o tradicional “Pastel de Belém”

QUELUZ está situada aproximadamente 14 km de Lisboa, imperdível de conhecer o Palácio de Queluz no qual nasceu e morreu D. Pedro I do Brasil, pois além da beleza da edificação e decoração que nos transporta para uma viagem no tempo e seus belos jardins, possibilita-nos visitar os aposentos do monarca.

MAFRA está localizada a cerca de 40 km de Lisboa que é interessante incluir no roteiro e conhecer o Palácio Real de Mafra, construído em decorrência de promessa feita por D. João V casado com Ana Maria de Áustria para que tivessem herdeiros. Patrimônio Mundial da Unesco que nos reporta ao século XVIII. Ademais nas proximidades, por volta de 4 km do palácio, visitar a graciosa Aldeia José Franco que é uma miniatura de uma vila portuguesa idealizada pelo Oleiro José Franco e sua esposa Helena.

ALMADA a cerca de 12 km de Lisboa, conhecer a Fragata “D. Fernando II e Glória”. A embarcação foi a última nau portuguesa da carreira da Índia, construída em Damão na Índia Portuguesa e lançada à água em 22 de outubro de 1843. O navio museu foi restaurado equivalente como foi a nau na década de 1850, onde os visitantes podem perceber como era a vida a bordo na época, pois é uma perfeita representação da tripulação exercendo suas atividades com riqueza de detalhes idênticos como se fossem reais.

Continuarei no próximo artigo com mais dicas…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

https://youtu.be/LZzJZGrrkxA?feature=shared

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).