Liliana Borges

13/01/2024 07h00

 

LOURINHÃ, Dino Parque…

 

Lourinhã é uma vila portuguesa sede do município que leva o mesmo nome, cuja população é 26.246 habitantes (2021), situada no litoral na extremidade noroeste do Distrito de Lisboa aproximadamente 70 km da capital do país.

Sua economia gira em torno da pesca, agricultura, comércio, agropecuária, construção civil, silvicultura, indústria, porém mais afamada pelo turismo devido aos achados de dinossauros, sendo considerada a “Capital Portuguesa dos Dinossauros”.

A região possui reservas paleontológicas que contém ossos fossilizados, pegadas, ovos e até embriões do período Jurássico, este na escala geológica é referente ao período desde o Triássico de 201,3 milhões de anos até o início do Cretáceo há 145 milhões de anos, ou seja, a era que surgiu o Oceano Atlântico.

A paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida existentes na terra a partir de fósseis encontrados, pois realmente são janelas inestimáveis de nosso passado que através deles é possível conhecer mais um pouco sobre a evolução da vida no nosso planeta e, Portugal está entre os 10 países do mundo com mais géneros de dinossauros por volta de 30 espécies diferentes, sendo a maior parte dos achados no Concelho de Lourinhã.

Diante disso surgiu o Dino Parque Lourinhã que segundo seu guia expresso evidencia o compromisso com a ciência, educação e a comunidade, assim, poiando a investigação local através do laboratório onde os paleontólogos preparam os fósseis, como também, estudam e pesquisam novas espécies que venham acrescentar novos conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento desta área científica.

O Dino Parque Lourinhã é um parque temático relativo à história destes animais, considerado o maior museu ao ar livre no país com uma exposição de 200 modelos de dinossauros e outros bichos à escala real que são cientificamente comprovados, divide-se por vários períodos da história da evolução de vida na terra por 6 percursos diferentes ao longo de 4 km de trilhos e 10 hectares de terreno.

Seu horário de funcionamento vária conforme época do ano, sempre a abertura às 10 horas, porém o encerramento às 17 horas (jan/fev/out/nov/dez - última entrada às 15:30); às 18 horas (mar/abr/maio - última entrada às 16:30) e às 19 horas (jun/jul/ago/set - última entrada às 17:30). Os bilhetes são pagos a partir da idade de 4 anos até os 12 anos no valor 10,50 euros e de 13 anos mais são 14,50 euros segundo seu site.

Na última vez que estivemos na localidade aproveitamos para almoçar e saborear o afamado e tradicional “Bitoque Português” na “Avenida Café Cervejaria”, restaurante desde 2007 que é conhecido pela deliciosa iguaria, situado na Alameda Nuno de Brion em Lourinhã. Classificado pela “TripAdvisor” por 4 pontos de 5, como também, a empresa foi distinguida pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco como PME líder 2023.

Vale muito conhecer a região…

Lugar para viajar no tempo e imaginação por milhões de anos…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com.

https://youtu.be/FlXpgUo_sbw?feature=shared


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).