Liliana Borges

16/12/2023 07h00

 

NOITES NATALINAS, Alcochete 2023…

Alcochete é uma graciosa cidade as margens do Rio Tejo, cujo município possui uma população de 19.145 habitantes (2021), situada a cerca de 36 km de Lisboa com acesso mais próximo pela Ponte Vasco da Gama.

Famosa pelo um belo “Pôr do Sol”, onde as pessoas apreciam do seu charmoso “Passeio do Tejo” em harmonia com a luzes da capital portuguesa ao fundo a acender, o prateado das águas do rio, o colorido do céu e, ainda, contrasta com seus lindos casarios tornando o cenário fabuloso.

Conhecida como a terra do Rei D. Manuel I que nasceu na vila em 1469, pois as pestes constantes na capital do reino levaram a realeza e a nobreza a se instalar na região durante os séculos XIV e XV. Seu reinado foi em 1495 a 1521 bastante afortunado, um dos mais ricos e poderosos impérios na altura, “Período dos Descobrimentos”, época das descobertas do caminho marítimo para a Índia, o Brasil, além da renovação artística e cultural que desenvolveu o Estilo Manuelino.   

A localidade é recheada de história, onde cada lugar é identificado com painéis autoexplicativos, a exemplo da Igreja da Misericórdia que nos reporta da segunda metade do século XVI; a Igreja Matriz ao século XV; a referência do Antigo Cais de Alcochete de 1599 que o maremoto sequencial do terremoto de 1755 o destruiu, identificado posteriormente a estrutura arqueológica a 2 metros de profundidade; o Poço de São João de 1498…

Caminhar ao longo da cidade naturalmente nos enchem os olhos, ainda mais nesta época do ano com a decoração natalina. Esta semana estava trabalhando por lá ao entardecer e aproveitei para passear um pouco nas suas ruas e admirar a iluminação ao cair da noite.

Imaginem como foi bom andar por Alcochete começando pelo calçadão as margens do rio ao som do movimento das águas e escutando o borburinhos das pessoas ao longe, presenciar o crepúsculo com o “Astro Rei” colorindo o ambiente até desaparecer no horizonte, na sequência as luzes ascendo e deixando a ribeirinha com a “Magia do Natal”, após seguir pelas ruas até o centro da cidade e deparar com a Árvore de Natal, a Igreja Matriz com um Presépio a sua porta, ao lado o mercado típico da época do ano, um caminho iluminado até a Casa de Papai Noel passando pelo gracioso coreto da praça…

Neste horário o mercado não estava funcionando e nem Papai Noel ou Pai Natal como chamam por aqui não estava lá, voltarei no final de semana…

Amo está temporada…

Continuarei a Série “NOITES NATALINAS” no próximo artigo…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).