Liliana Borges

09/12/2023 08h19

 

NOITES NATALINAS, Lisboa 2023…

 

Natal chegando, alegrias, emoções a flor da pele…

Tempo de encontros e recontros, também, de saudades e recordações…

Todos os lugares no mundo que comemoram o nascimento de Jesus Cristo sempre tem algo que simboliza a época desde a decoração mais simples as mais sofisticadas. Cada localidade se empenha em embelezar suas ruas, avenidas e edificações para manter a tradição, agraciar seus habitantes e atrair mais visitantes, orquestradas com belas cerimônias de abertura da temporada natalina acendendo oficialmente suas luzes decorativas.

Em Lisboa a tradicional Árvore de Natal na Praça do Comércio foi acesa no primeiro dia de dezembro, a qual este ano está ainda mais bonita com a cor predominante o dourado. Começamos nosso roteiro natalino visitando a capital portuguesa para apreciar suas noites iluminadas pela Praça do Comércio no dia seguinte da abertura da temporada.

Cabe ressaltar que a Praça é uma das maiores da Europa e outrora o local era chamado Terreiro do Paço, zona que havia o palácio residência de vários reis de Portugal e a Casa da Índia onde administravam os territórios portugueses além-mar, principalmente, aos aspectos relacionados a navegação, recebimento e comercialização das mercadorias. A região é bonita naturalmente no decorrer de sua história, imaginem nesta altura do ano!

Seguimos até a Rua Augusta, a qual a origem de seu nome foi em reverência ao Rei D. José, “Augusta Figura do Rei”. O monarca é visto ao longo da rua no centro da Praça do Comércio através de Arco Triunfal, naquela época as precedências eram muito importantes, mas com o passar do tempo apenas restou “Augusta”.

Nesta rua se concentra grandes lojas de departamentos, também, muitas pequeninas e charmosas, restaurantes, pastelarias, cafeterias e um agradável calçadão sempre repleto de muitas pessoas a caminhar e a curtir a temporada.

Continuando nosso percurso cruzamos com o gracioso trenzinho que circula as imediações promovido pela ADPB - Associação Dinamização da Baixa Pombalina com muita animação dos passageiros e dos passantes na altura, na sequência passamos pela Praça do Município onde está situada a Câmara Municipal de Lisboa graciosamente ornamentada e, ao final de nosso passeio optamos por jantar no Mercado da Ribeira, Time Out Market – Lisboa, ambiente descontraído e especializado na gastronomia portuguesa com vários espaços comandados por renomados chefes premiados.

Amo passear durante as noites natalinas, apreciar o vai e vem das pessoas que parecem mais felizes, talvez seja mesmo a “Magia do Natal” que nos contagia com o espírito natalício de paz e amor…

Ademais desde criança adorava visitar com meus pais o centro de nossa cidade quando o comércio passava a abrir à noite durante a temporada, boas recordações que levarei para toda a vida…

Continuarei a Série “NOITES NATALINAS” no próximo artigo…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com.

https://youtu.be/cLo-SV22nDg?feature=shared

 
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).

  

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).