Liliana Borges

25/11/2023 00h44

 

ALDEIA, José Franco…

 

A Aldeia Museu José Franco é uma charmosa vila réplica de uma verdadeira vila portuguesa com rica decoração minuciosa que deixa vivo o cotidiano de uma graciosa cidadezinha desde suas residências, igreja, escola ao comércio em funcionamento e, ainda mais, uma aldeia em miniatura.

A pequenina cidade está situada em Sobreiro no Município de Mafra no Distrito de Lisboa a cerca de 46 km da capital portuguesa, a qual foi idealizada por José Franco e sua esposa Helena que iniciaram sua edificação em 1950.

José Silos Franco nasceu em 1920 em Sobreiro, sua origem foi de uma família numerosa com poucos recursos, seu pai era sapateiro e sua mãe filha de oleiros que vendia louças nas feiras e mercados. Franco passou a acompanhar em suas atividades laborais, porém quando atingiu seus 10 anos deixou a escola e tratou de aprender o ofício de oleiro com seu tio Antônio da Joana, mais adiante, aos 17 anos recuperou a olaria de seu avô e seguiu por conta própria.

Nos anos 40 sua oficina começou a ser frequentada por artistas e intelectuais a exemplo de Jorge Amado, como também, na altura começou a participar de exposições renomadas como a “Exposição do Mundo Português”, onde seu trabalho foi reconhecido e aos poucos foi adquirindo fama. Em 1941 casou com a senhora Maria Helena que juntos transformaram um sonho em realidade construindo a vila museu.

A região possui barro de ótima qualidade favorecendo a instalação de várias cerâmicas na localidade, inclusive há registros históricos das atividades barristas que remontam à época pré-histórica, bem mais a frente em 1189 já havia referência de pagamento de dízima pelos oleiros, sendo, assim afamada pelo ofício.

Visitar e conhecer a aldeia nos enchem os olhos com a beleza de cada detalhe, além do mais, há vários espaços que viajamos no túnel do tempo naturalmente de volta às nossas origens, como a “Loja da Ti’Lena” semelhante a uma mercearia de bairro, quase igual as que frequentávamos quando criança e comprávamos docinhos de goiaba açucarados expostos em potes transparentes, como também, os tarecos e mariolas.

Todas as edificações são recheadas de objetos que decoram o local como se tivessem vida no momento de nossa visita, inclusive bonecos como se fossem pessoas ao vivo e a cores que somente faltam conversar conosco…

Ademais a “Aldeia em Miniatura” possui até sons do dia a dia de uma cidade como o sino a tocar, águas a correr, o barulho natural dos ofícios…

Simplesmente fabuloso…

Vale muito conhecer!

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com.

https://youtu.be/eSaeD83MjBE?feature=shared

 
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).