Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
CAMINHOS PELO ALGARVE, Vila Real de Santo Antônio a Ayamonte …
Continuando a série dos artigos Caminhos pelo Algarve…
Vila Real de Santo Antônio é uma cidade portuguesa situada na fronteira com Espanha no sudeste do Algarve no Distrito de Faro, a cerca de 63 km de sua capital e 327 km de Lisboa, com uma população aproximadamente de 11.700 habitantes.
O município possui uma das praias mais afamadas da região, Monte Gordo, a qual foi pioneira na exploração turística com a construção de um dos primeiros hotéis nos anos 60, tornando-se uma das localidades favoritas da classe média e alta portuguesa, como também, celebridades por várias décadas.
Ademais em julho a setembro a temperatura do mar atinge os 22 graus, sendo considerado o mar mais quente em Portugal Continental. As noites na Vila são bem movimentadas ao longo do calçadão a beira mar com restaurantes, feiras, concertos e muitas outras atrações no verão, onde as pessoas se encontram e curtem as maravilhas da alta estação.
O Rio Guadiana separa as fronteiras entre os dois países, Portugal e Espanha, que são interligados pela bela ponte, Guadiana International Bridge, sendo Vila Real de Santo Antônio e Castro Marim cidades raianas portuguesas e Ayamonte espanhola.
Ayamonte é localizada na Província de Huelva na Comunidade Autónoma de Andaluzia possuindo uma população a cerca de 20.500 habitantes. Charmosa cidade com belos casarios predominante brancos na ribeirinha em harmonia com a Marina Isla Canela, praças, passeios e ruas nas imediações recheadas de lojinhas, restaurantes, cafeterias e bares, sendo o verão é a estação mais concorrida pelos turistas.
Passeando pela História na altura da Reconquista Cristã da Península Ibérica no reinado de Sancho II, em 1223 a1248, várias povoações na região foram conquistadas por forças portuguesas, inclusive Ayamonte que foi doada à Ordem de Santiago; mais adiante, no reinado de D. Dinis de Portugal através do Tratado de Alcanizes em 1297 com o Reino de Leão e Castela foi restabelecida a paz entre as duas nações, fixou limites fronteiriços e definiu domínios territoriais, a exemplo de Ayamonte à Espanha e Campo Maior para Portugal.
O Algarve e suas fronteiras além da beleza natural, sempre tem uma boa dose de história que também nos encanta…
Por estas fronteiras termino a série CAMINHOS PELO ALGARVE com cinco artigos sobre algumas graciosas vilas e cidades que tive a oportunidade de conhecer durante a minha estada em Manta Rota…
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL.
Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).