Liliana Borges

Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.

TOMAR, Taverna Antiqua…

20/05/2023 00h04

 

TOMAR, Taverna Antiqua…

 

Tomar é uma cidade situada no Distrito de Santarém a cerca de 139 Km de Lisboa, conhecida como a “Cidade dos Templários” que foi sede da Ordem religiosa-militar por volta da segunda metade do século XIV, depois que o monarca francês Felipe-o-Belo comandou um processo para extinguir a Ordem e confisco de seus bens. Aqui alguns cavaleiros que conseguiram chegar contaram com a proteção e apoio do rei D. Diniz que a transformou em “Ordem de Cristo”.

A Ordem dos Templários foi fundada em Jerusalém em 1118, seu objetivo era defender os lugares sagrados na Palestina, como também, os cristãos que peregrinavam à Terra Santa. Estabeleceu sua sede onde se erguera o Templo de Salomão, motivo que eram chamados de “Cavaleiros do Templo”, provavelmente lugar situada a Mesquita de Al-Aqsa.

Visitar Tomar é reviver a história destes monges-guerreiros recheada de mistérios, segredos e curiosidades. Desta vez fui à cidade em companhia de amigos queridos Tânia Patrício e Anchieta Júnior que juntos tivemos um dia muito bem passado pelas Terras Lusitanas.

Conhecemos um gracioso restaurante temático na localidade, “Taverna Antiqua”, onde fomos muito bem recebidos por seu proprietário Emanuel Rosa, genro de um grande amigo de Anchieta. Rosa é restaurador e por suas mãos recuperou o prédio ao longo de um ano de trabalho árduo deixando a edificação uma obra prima medieval. Daí se dedicou com sua equipe a estudar a gastronomia da Idade Média que adaptou e elaborou iguarias semelhantes com ingredientes utilizados na época.

O ambiente é ricamente decorado em harmonia com o período na história, desde os utensílios a exemplo dos copos de cerâmica como a iluminação a luz de velas, como também, os funcionários utilizam vestimentas características medievais, e ainda mais, tivemos atenção especial com um excelente atendimento de Anderson Neves, brasileiro nascido em Natal que é nosso conterrâneo.

Seguimos suas dicas e saboreamos o “Banquete Real” que é um conjunto de poções das especialidades da casa composto por Barriga de Porco Crocante ao Molho de Castanha, Carne de Vaca com Molho de Bruxa, Empadinha de Caça com Carne de Javali Estufado, Bacalhau Gratinado dentro de um pão com bechamel; Tarte Fria de Carne de Veado e como acompanhamento saladinha fresca de cuscuz de trigo, lentilha, salsa e coentro; arroz selvagem; legumes grelhados com frutos secos e polenta frita.

Ademais como sobremesa “Delícia do Mercador”, composta por cinco maravilhas doces que a cada dia são diferentes, também, nominadas por “Pijama”. Nesta data, Torta de Maçã com Passas, Pudim de Avelã, Rainha de Mirtilo, Tarte de Requeijão com Frutas do Bosque e Musse de Castanha com Requeijão.

Simplesmente sem palavras…

Fabulosooo…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL

https://youtu.be/OTrVQPyCQnk

Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).