Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
BADAJOZ, Cidade Fronteiriça Espanhola…
Viajar de um país para o outro na Europa é como ir de um Estado ao outro no Brasil, ainda mais que podemos fazer os percursos, facilmente, através de bons meios de transportes como os trens, além dos preços das passagens aéreas que são mais acessíveis e convidativos do que viajar dentro Brasil.
Badajoz é uma cidade na Espanha, fronteira com Portugal, a cerca de 225 km de Lisboa, fazendo uma comparação da distância no Brasil é mais perto do que ir de Natal/RN a Recife/PE. A cidade espanhola está aproximadamente a 20 Km de cada uma das portuguesas Elvas e Campo Maior, as três juntas formam um roteiro turístico espetacular recheado de um riquíssimo patrimônio histórico e cultural.
Ademais integram um programa de cooperação transfronteiriça, “Eurocidades Badajoz-Elvas-Campo Maior”, EuroBEC, através de suas Câmaras Municipais e Ajuntamento de Badajoz mantêm uma relação institucional com a finalidade de intercambio de informações, organização de projetos e ações conjuntas visionando atrair investimentos e desenvolvimento para a região, consequentemente melhor qualidade de vida no território.
Elvas e Campo Maior, situadas no Alto Alentejo, já foram temas de artigos anteriores. Relembrando que a primeira nominada por “Rainha da Fronteira” possui o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, sendo suas muralhas seiscentistas a maior na categoria do globo. A segunda é uma próspera vila portuguesa, conhecida como a Capital do Café, onde está situado o fabuloso Centro de Ciências do Café, a Indústria de Café Delta e a Adega Maior do Grupo Nabeiro.
Quanto a Badajoz é capital da Província de Homónima espanhola, fundada em 892 por Ibne Maruane durante a ocupação muçulmana na Península Ibérica, nominada na altura por Batalyaws, porém a região foi habitada desde a época pré-histórica e ao longo do tempo por vários povos como os visigodos.
Situada as margens do Rio Guadiana que é um dos mais importantes da Península Ibérica, o qual nasce na Espanha e desagua no Oceano Atlântico entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo Antônio e a espanhola de Ayamonte, onde sua população é de 150.610 habitantes em 2021.
As guerras frequentes ao longo da história devastaram sua economia, mais adiante nas últimas décadas do século XX houve o desenvolvimento da indústria e, no início da década de 2010 se destacaram as têxteis, couro, chapelaria, cerâmica e sabão. Diante de sua localização se tornou naturalmente uma cidade comercial, também, beneficiada do comércio com Portugal.
Repleta de monumentos históricos e atrações turísticas como Alcáçova, cidade moura construída no século IX pelo fundador da cidade; Puerta de Palmas a entrada monumental construída em 1551; Catedral de São João Batista é a Sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz, contruída a partir dos meados do século XIII; Plaza Alta que foi por muito séculos o centro da cidade, local que provavelmente realizavam os mercados na Idade Média; Puente de Palmas, uma bela ponte pedonal que ao pôr do sol o cenário é ainda mais bonito, entre muitos outros.
Cabe mencionar que Blumenau Município do Estado de Santa Catarina na Região Sul do Brasil é uma das cidades gémeas ou irmãs de Badajoz. O conceito é uma designação que objetiva criar relações econômicas e culturais estabelecendo laços de cooperação, geralmente possuem características semelhantes e referências históricas comuns.
Visitei a cidade várias vezes em momentos diferentes e companhias, mas sempre tem mais algo a conhecer…
Bela cidade, voltarei…
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL
Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).