Dilma visitará Obama em 30 de junho

12/04/2015


Foto: Roberto Stuckert Filho/AFP
O presidente Barack Obama deve receber a presidente Dilma Rousseff na Casa Branca, em Washington, no dia 30 de junho. A visita foi marcada neste sábado (11), durante encontro bilateral dos dois líderes na Cúpula das Américas, no Panamá.
 
"Estou muito feliz que a presidente Dilma poderá ir a Washington no dia 30 de junho, quando poderemos não apenas aprofundar nossas discussões, mas também fazer planos concretos para cooperação", disse Obama, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
 
"Queria dizer que para mim também é muito importante continuar nas nossas relações. Brasil e Estados Unidos têm uma longa trajetória histórica e nesse processo nós construímos uma sólida relação. E nós temos uma ampla gama de assuntos nos quais podemos não só cooperar mas levar à frente para todo o continente latino-americano ações e iniciativas", afirmou Dilma.
 
A visita marcará a reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, após dois anos de relações estremecidas por conta do escândalo de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). Dilma cancelou a visita de Estado que faria aos Estados Unidos em 2013 após virem à tona revelações de Edward Snowden sobre as ações de espionagem do governo americano. No começo de abril, a Folha de São Paulo informou que Dilma Rousseff quer que Barack Obama garanta que ela saia da lista de líderes internacionais espionados pelos Estados Unidos. O compromisso seria firmado no encontro deste sábado. Sua exclusão na lista de espionados era condição para a presidente reagendar a visita de Estado a Washington.
 
Mais cedo, Dilma discursou na Cúpula das Américas e elogiou a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba.