Força Nacional do SUS ultrapassa 2,8 mil atendimentos no Rio Grande do Sul

20/05/2024 08h35


Força Nacional do SUS ultrapassa 2,8 mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Foto: Gabriel Galli/MS

 

Em 13 dias, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassou 2,8 mil atendimentos no Rio Grande do Sul. O estado sofre os impactos de severas enchentes desde 3 de maio. O hospital de campanha (HCamp) de Canoas registra 1,7 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabiliza 257. As equipes volantes atenderam 759 pessoas e realizaram 55 remoções aéreas.
 

A maior parte dos atendimentos consiste na estabilização da pressão arterial, diabetes e pequenos traumas. Para reforçar a estrutura para esses e outros tipos de atendimentos à população, o Ministério da Saúde abriu, neste sábado (18), um terceiro hospital de campanha no estado, localizado no município de São Leopoldo, a 40 quilômetros de Porto Alegre. Esse é o segundo no município, considerado área prioritária.
 

"Temos um time experiente e constantemente renovado. O SUS e a capacidade da Força Nacional só crescem e se expandem. Esta é, sem dúvida, a maior missão da Força", afirma o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está no comando do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) do Rio Grande do Sul.
 

ASSISTÊNCIA - O Ministério da Saúde iniciou na tarde deste sábado (18) os atendimentos no hospital de campanha de São Leopoldo. Com a abertura do hospital, a pasta passou a operar três hospitais de campanha, considerando os já instalados em Porto Alegre e Canoas. Além desses, outra estrutura será instalada em uma cidade a ser definida.
 

A nova estrutura funcionará 100% com recursos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O hospital, que conta com seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos, receberá pacientes 24 horas por dia e tem capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República