RN terá reajuste tarifário na conta de Energia a partir da próxima segunda-feira (22)

17/04/2024 11h34


RN terá reajuste tarifário na conta de Energia a partir da próxima segunda-feira (22)

Foto: Divulgação/Cosern
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou na última terça-feira (16), um novo reajuste tarifário para a Neoenergia Cosern, impactando cerca de 1,58 milhão de consumidores no Rio Grande do Norte. Segundo a agência reguladora, o aumento médio percebido nas contas de luz dos consumidores residenciais será de 8,14%, com a nova tarifa entrando em vigor já na próxima segunda-feira, 22 de abril.
 
Este reajuste faz parte do processo regular de Reajuste Tarifário Anual (RTA) e afeta diretamente os consumidores da classe residencial, que verão suas tarifas aumentadas conforme a tabela divulgada pela ANEEL. Para o segmento de baixa tensão, o aumento médio será de 8,08%, enquanto para a alta tensão, a elevação será de 7,05%. O efeito médio geral para todos os consumidores será de 7,84%.
 
Os fatores que mais contribuíram para este reajuste incluem os gastos com encargos setoriais, custos com transmissão de energia e componentes financeiros, elementos essenciais para a manutenção e operação do serviço de distribuição de energia elétrica.
 
O impacto do reajuste varia conforme a categoria de tensão utilizada pelo consumidor. A alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Já a baixa tensão engloba as classes desde B1, que inclui consumidores residenciais e de baixa renda, até B4, que abrange a iluminação pública.
 
Diferentemente da Revisão Tarifária Periódica (RTP), que é um processo mais abrangente e ocorre em um ciclo predeterminado, o RTA foca em atualizações anuais com base na inflação e outros fatores contratuais, como o Fator X, essencial para ajustar os custos repassados ao consumidor.