Rio Grande do Norte

Governadora defende combate às fake news na posse da diretoria do Midiacom-RN

14/07/2025 19h27

Governadora defende combate às fake news na posse da diretoria do Midiacom-RN

Foto: Raiane Miranda/Assecom
 
Uma das dificuldades da comunicação no mundo, a disseminação de notícias falsas, chamadas fake news, deve ser combatida pela sociedade e pelas empresas do setor. Isso foi o que defendeu Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, no discurso feito durante a posse da primeira diretoria executiva do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN), nesta segunda-feira (14), em Natal.
 
A chefe do executivo estadual participou da solenidade, realizou no auditório do Hotel Senac Barreira Roxa, e parabenizou a primeira diretoria do Midiacom, além de defender o fortalecimento do setor, destacando lutas que não podem ser deixadas de lado pela instituição.
 
“Inicialmente temos que saudar o Midiacom, uma entidade destacada ao fortalecimento da comunicação e do jornalismo no nosso estado. Isso é muito importante e necessário, principalmente nos tempos que vivemos, verdadeira dessa epidemia, calamidade, as chamadas fake news. O Midiacom vai exercer um papel para além da valorização do mercado. Será um papel de compromisso, fazendo o jornalismo com seriedade, com ética, com transparência e com compromisso com a verdade, dentro de um contexto que é a defesa inalienável da nossa democracia”, destacou a governadora.
 
Diante desse contexto de luta, Fátima Bezerra fez questão de grifar a importância da entidade para a sociedade, não apenas para o setor de comunicação. "Enfrentamos uma luta diária. Em alguns dias, parece que as mentiras vão nos derrotar, mas não vão. E o Midiacom renova a nossa esperança e a nossa confiança de fazer jornalismo com seriedade, com espírito público e com o compromisso com a verdade", pontudo.
 
Ela trouxe ainda à memória conquistas, como a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as redes sociais. "Quero saudar a recente decisão do STF de responsabilizar as redes sociais pelos crimes cometidos por seus usuários. A liberdade de expressão não pode ser um escudo, uma arma usada para assassinar reputações, para desinformar, para caluniar, pondo em risco, inclusive, as instituições democráticas. Por isso que, para que a verdade vença a guerra contra a mentira, precisamos, sim, que o Congresso atue na regulamentação das redes e uso da inteligência artificial. Isso é uma necessidade do ponto de vista da ética", defendeu a governadora do RN.
 
O ministro Frederico de Siqueira Filho, das Comunicações, também participou da solenidade, e aproveitou para contextualizar o momento que a comunicação vive e a responsabilidade que carrega o Midiacom.
 
"O Midiacom nasce com uma responsabilidade muito grande, porque traz a necessidade de representar e defender toda uma cadeia de comunicação em um momento em que a tecnologia avança de maneira vertiginosa. As novidades que surgem a cada dia trazem imensas oportunidades para a comunicação, mas elas também impõem desafios importantes para todos nós", disse Siqueira.
 
O ministro destacou o cenário atual com as mudanças tecnológicas e suas implicações. "Essa tecnologia traz uma série de questões que excluem o debate e a definição de diretrizes com certa urgência. Esse é um grande problema da comunicação no Brasil e que essa entidade tem a responsabilidade de fortalecer e unir o setor em busca da informação real para a população. Esse cenário reforça a importância de entidades como Midiacom, e do fortalecimento de veículos que devem ser fornecidos para a nossa sociedade", completou o ministro das Comunicações.
 
O presidente do Midiacom-RN, Thiago Lajus, também trouxe a globalização e o avanço tecnológico ao seu discurso, fortalecendo as palavras de luta para um jornalismo cada vez mais responsável.
 
“É olhando para esse futuro que já se impôs, veloz, dinâmico e exigente, que confirmamos com nitidez que a forma de consumo de conteúdo mudou, a atenção do público se fragmentou e a disputa por audiência cresceu, não apenas entre veículos ditos tradicionais, mas diante de algoritmos globais que prometem alcance, mas infelizmente nem sempre priorizam a verdade”, destacou Lajus.
 
 
O presidente da entidade foi enfático ao apontar que o Midiacom lutará para defender a alternativa do setor. "Não podemos permitir que uma reconstrução construída com tempo, rigor e responsabilidade seja tratada com leveza ou relativizada ao sabor das conveniências. Defender a verdade é também garantir o direito ao contraditório, essencial à prática de um jornalismo livre, plural e democrático", disse ele, acrescentando: "É nesse compromisso inegociável com a verdade e com os nossos associados que residem a força da nossa comunicação, uma força capaz de transformar diariamente a informação em cidadania. E o Midiacom-RN nasce como resposta institucional a esse tempo", explicou Lajus.
 
Durante a solenidade de posse, a direção do Midiacom-RN criou a Medalha Café Filho de Comunicação, pensada para homenagear personalidades que desenvolvem de forma notável para o fortalecimento do setor de rádio, televisão, imprensa e mídia digital no RN.
 
Na oportunidade, os primeiros homenageados receberam uma medalha. Foram eles: Miriam de Sousa; Silvino Sinedino (in memoriam); Cassiano Arruda; Felinto Rodrigues; Vingt Rosado (in memoriam); professor Milton Marques (in memoriam); Aluísio Alves (in memoriam); ministro das Comunicações, Frederico da Silveira Filho; e Tarcísio Maia (in memoriam).
 
A governadora Fátima Bezerra foi acompanhada na solenidade pelos secretários de Estado da Comunicação, Daniel Cabral; da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; da Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo; e pelo adjunto da Segurança Pública, delegado Osmir Monte.
Instituição fundada em junho de 2025 reúne veículos de comunicação de todo o Rio Grande do Norte na defesa do setor de comunicação