Participa Natal acontece no Alecrim neste sábado (16); Mais de 100 serviços serão ofertados

13/12/2023 06h18


Participa Natal acontece no Alecrim neste sábado (16); Mais de 100 serviços serão ofertados

Foto: Canindé Soares

 

As secretarias municipais e as empresas e instituições parceiras da ação Participa Natal nos Bairros voltam, neste sábado (16), a prestar diversos serviços na área de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer à população natalense. Desta vez, a localidade a ser visitada é o Alecrim, bairro da Zona Leste e um dos mais tradicionais e populosos da cidade. A ação se concentra na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, na rua Presidente Mascarenhas, 768, das 8h às 12h30.

Consultas médicas, exames de mamografia, corte de cabelo e inscrição no Programa Minha Casa Vida (Faixa 1) são alguns dos mais de 100 serviços que serão oportunizados aos moradores durante a ação, além de uma grande novidade: a presença do Banco do Brasil com o programa do Governo Federal Desenrola Brasil de renegociação de dívidas. Na noite desta quinta-feira (14), tem reunião de mobilização e escuta da comunidade também na Escola Joaquim Honório, a partir das 19h, aberto à comunidade e com a participação do secretariado municipal.

“O Participa Natal nos Bairros, além dos serviços que atendem demandas imediatas dos moradores das localidades onde ele se realiza, tem este momento de suma importância, que é a escuta, onde a população pode falar das suas necessidades e nós podemos inserir as sugestões apresentadas no plano de ação da nossa gestão municipal”, disse o prefeito Álvaro Dias, convocando a população a participar da reunião desta quinta, que prepara a ação do sábado.

“Vamos realizar a sétima etapa do Participa Natal deste ano com muita alegria e a expectativa de promovermos um bom número de atendimentos à população do Alecrim, esse bairro tão tradicional e onde reside um elevado número de natalenses”, ressaltou Joanna Guerra, secretária de Planejamento (SEMPLA) e coordenadora do Participa juntamente com a Secretaria Municipal de Governo (SMG).  Segundo ela, o Participa Natal já realizou mais de 30 mil atendimentos nos bairros por onde passou com essa ação da Prefeitura.

Criado em 2019 por iniciativa do prefeito Álvaro Dias, o “Participa Natal nos Bairros” teve que ser descontinuado diante da pandemia do Covid-19. Na sua dinâmica, o evento ocorre uma vez por mês, sempre aos sábados, ocupando as dependências de uma unidade de ensino da rede municipal pré-definida pela gestão e que atende aos critérios do projeto, onde oferta, gratuitamente, atendimento e serviços das secretarias municipais e das empresas privadas e instituições não governamentais parceiras, nas áreas de saúde, educação, lazer, estética, jurídica, assistencial, entre outras. 

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA AÇÃO

Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME,  Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Assistência e Desenvolvimento Social Cadastro único, Orientações, inscrições e atualizações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), Orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e de Assistência Social, Orientações sobre Aluguel Social, Auxílio Funeral e kit enxoval, Orientações jurídicas, Orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, Conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, Serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), Orientações sobre regularização fundiária  e Orientações para mulheres, crianças e adolescentes.

Trabalho e Renda

Atendimentos da Sala do Empreendedor: Formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento da dívida MEI, Consulta SPC/SERASA, Orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, Orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Orientações sobre o Seguro Desemprego, Orientações sobre o SINE Natal, Atendimento do PROC ON Natal e Renegociação de dívidas com o Desenrola Brasil.

Esporte e Lazer

Atividades físicas e recreativas, Atividades lúdicas diversas, Cadastros para emissão de Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3x4, laudo médico com CID 10, que atesta a deficiência), Espaço Kids e Inscrições para escolinhas de futebol.

Educação e Cultura

Oficinas de jogos, leitura e desenhos, Distribuição de livrinhos educativos, Orientações sobre os programas Tributo à Criança e Passe Livre, Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apresentações musicais e teatrais, Arte em grafite produzida na hora, Oficinas de pintura em ecobag, Espaço leitura, Atividades de educação ambiental, com exposições da fauna e flora do parque da cidade, Plantio e distribuição de mudas, Presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Saúde

Atendimento médico (clínico geral, pediatra e cardiologista), Exames de Mamografia e Preventivo, Atendimento odontológico, Orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos, Distribuição de preservativos masculinos e femininos, PICS (massoterapia, auriculoterapia, cranioterapia e aromaterapia), Serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental,  atendimento nutricional, Sala de acolhimento para a pessoa com deficiência e Orientações e teste rápido para IST’s.

Serviços Urbanos

Emissão de Cartão de Estacionamento (idoso e PCD), Emissão de Cartão Nubus (Natalcard), Distribuição de brindes sobre educação no trânsito, Solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, Solicitação de manutenção de vias e Equipamentos de drenagem, Solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, Atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, Atendimento da unidade móvel CAERN, Orientações sobre desastres naturais e Ouvidoria sobre saneamento básico.

 

Fonte: Prefeitura de Natal