Carreta da Saúde: Projeto Roda-Hans que incentiva o diagnóstico e a prevenção da Hanseníase estará em Natal de 05 a 08 deste mês

05/12/2023 06h56


Carreta da Saúde: Projeto Roda-Hans que incentiva o diagnóstico e a prevenção da Hanseníase estará em Natal de 05 a 08 deste mês

Foto: Divulgação/SMS

 

O município de Natal recebe, de 5 a 8 de dezembro, o projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase, ação com o intuito de promover o diagnóstico precoce e tratamento oportuno da Hanseníase no município, além de capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A carreta vai ficar estacionada na Praça Sete de Setembro (Praça dos Três Poderes), localizada no bairro Cidade Alta, próximo à sede da Prefeitura do Natal, oferecendo consulta e avaliação para detectar a doença.

Causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae, a Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele, as mucosas e os nervos periféricos, causando alterações na sensibilidade e na força muscular.

“A Hanseníase é uma doença de evolução lenta, que se não for diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada pode levar a incapacidades físicas permanentes. Logo, o principal intuito dessa ação está em avaliar os pacientes com sintomas sugestivos para promover o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Pretende-se investigar e acompanhar também os contatos dos pacientes com Hanseníase, uma vez que são os mais susceptíveis ao desenvolvimento da doença”, comenta Kamila Pessoa, Responsável técnica pelo núcleo de Hanseníase e Tuberculose do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS Natal, sobre a importância da ação.

Kamila reforça que alguns sintomas podem indicar a presença da doença. “Se você tem manchas e/ou áreas na pele com alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), dolorosa (sensibilidade à dor) e/ou de sensibilidade tátil (ao tato), pode ser um sinal da Hanseníase. Além disso, se você teve contato próximo com alguém diagnosticado com a doença, nós o convidamos para comparecer à carreta e fazer uma avaliação com profissional”.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde desde 2018, o projeto, além de levar o serviço de promoção e prevenção para os municípios do país por meio da carreta, visa também a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde para o diagnóstico precoce, tratamento oportuno e vigilância da doença nos territórios.

“Além do atendimento à população, serão realizadas capacitações para os profissionais da nossa rede, para que possamos garantir o atendimento integral às pessoas acometidas pela hanseníase e buscar erradicar a doença no município”, reforça a responsável técnica pelo núcleo de Hanseníase e Tuberculose.

A população pode procurar o veículo de 5 a 8 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 16h, portanto, documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência de Natal para receber o atendimento.

 

Fonte: Prefeitura de Natal