Projeto ‘Roda Hansen’: Carreta da Hanseníase realiza atendimento em Parnamirim

30/11/2023 06h11


Projeto ‘Roda Hansen’: Carreta da Hanseníase realiza atendimento em Parnamirim

Foto: Divulgação/Ana Amaral

 

Parnamirim recebe, durante toda esta semana, o projeto Roda Hansen, com uma carreta instalada em frente ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro de Santos Reis. O espaço, que conta com equipe especializada do Ministério da Saúde, tem como objetivo, a realização de testes, diagnóstico precoce e tratamento da Hanseníase. Não precisa marcar, é só chegar!

Qualquer pessoa que apresente manchas na pele, perda de sensibilidade ou que teve contato com algum portador deve procurar o serviço. O funcionando ocorre das 8h às 16h.

“É uma oportunidade ímpar para nossa população receber esse serviço tão especializado. Não é necessário fazer marcação para as consultas e exames. Qualquer pessoa que apresente manchas de pele, perda de sensibilidade ou ainda quem teve contato direto com pessoas infectadas, fazem parte do público alvo dessa ação. Por isso reforçamos o convite para que as pessoas venham se consultar na carreta”, destaca a secretária de saúde do município, Luciana Guimarães.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim