Governo Federal anuncia medidas para reforçar a educação brasileira

05/09/2023 09h53


Governo Federal anuncia medidas para reforçar a educação brasileira

Foto: Divulgação

 

Na semana em que o Brasil celebra o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, o Governo Federal anunciou novas políticas públicas para a educação. No programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (05/09), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o jornalista e apresentador, Marcos Uchôa, receberam o ministro da Educação, Camilo Santana, para divulgar importantes medidas para reforçar o setor.

Nessa estratégia, estão previstas ações como reajuste das bolsas estudantis, retomada de obras em creches e escolas, melhorias na merenda escolar e investimentos na formação dos professores e no piso do magistério. “Precisamos reconhecer e valorizar os profissionais que atuam dentro de sala de aula”, afirmou Lula. Para o presidente, é importante promover políticas transversais para melhorar e incentivar a educação.

“É fundamental investir na infraestrutura, no transporte e na alimentação escolar. Mas também precisamos pensar em levar dentistas às escolas”, exemplificou. "Educação é a coisa mais sagrada que existe. Sem ela, nenhum país vai para frente ou se desenvolve. Vamos investir em pesquisa, ciência e tecnologia, para que possamos nos transformar em um Brasil autossuficiente em tudo", disse Lula.

Ao longo do programa, o jornalista e apresentador Marcos Uchôa também abordará as expectativas de Lula sobre o 7 de Setembro, Dia da Independência. O presidente participará do desfile em Brasília (DF). Ainda na pauta, as próximas agendas do Governo Federal. No final desta semana, Lula embarca para Nova Delhi, na Índia, onde assumirá a Presidência rotativa do G20. É a primeira vez que o Brasil estará na liderança do grupo, que reúne as maiores economias do mundo. A Cúpula acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro. O mandato brasileiro no G20 termina em 18 e 19 de novembro de 2024, quando uma nova Cúpula será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Chuvas no Rio Grande do Sul

Ao abrir esta edição do programa, transmitido ao vivo pelo Canal Gov, Lula prestou solidariedade à população do Rio Grande do Sul que vive às margens das áreas atingidas pelas chuvas e afirmou que enviará um representante da Defesa Civil ao estado. "Quero dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Onde tiver um problema, o Governo Federal estará lá para ajudar as pessoas", disse.

Mais cedo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou em seu Twitter que o Governo Federal deve enviar nas próximas horas auxílio para os municípios gaúchos atingidos pelas chuvas. "Em um primeiro momento deve ser um apoio emergencial para garantir que as pessoas atingidas tenham acesso à água potável, alimentação e abrigo", publicou.