‘Caravana Rara’, projeto chega ao RN para ações educativas sobre doenças raras

23/08/2023 11h11


‘Caravana Rara’, projeto chega ao RN para ações educativas sobre doenças raras

Foto: Divulgação

 

Entre os dias entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, a Caravana Rara vai visitar as cidades de Caicó, Macaíba, Parnamirim, São José de Mipibu, Santa Cruz e Natal.

Idealizada pela Chiesi, biofarmacêutica internacional que pesquisa e comercializa soluções inovadoras em saúde respiratória, doenças raras e cuidados especiais, a iniciativa tem o intuito de compartilhar conhecimento sobre doenças raras com profissionais que atuam no atendimento primário da rede pública de saúde.

Doenças raras

Estima-se que existem atualmente 13 milhões de brasileiros com doenças raras. São consideradas raras as patologias que acometem até 65 pessoas a cada 100 mil, ou seja, um indivíduo a cada dois mil. As doenças raras muitas vezes são progressivas e degenerativas e, em 75% dos casos, começam a se manifestar na infância. O diagnóstico geralmente é tardio.

O diagnóstico de uma doença rara é um grande desafio e um dos maiores obstáculos é a multiplicidade dos sintomas das doenças raras, que podem ser confundidos com os de outras enfermidades. Além disso, a falta de profissionais qualificados para identificar essas condições pode dificultar o diagnóstico.

A Caravana

Nas três primeiras edições, a Caravana Rara passou por onze cidades e cinco estados: Manaus, no Amazonas; Porto Velho, em Rondônia; Vitória da Conquista, na Bahia; Bocaiuva, Capelinha, Montes Claros, Pedra Azul e Turmalina, em Minas Gerais; Macapá, Mazagão e Santana, no estado do Amapá. Ao todo, cerca de 400 profissionais de saúde foram impactados pelo projeto educativo.

 

Fonte: Assessoria