O setor petrolífero e seus desafios no Rio Grande do Norte

11/08/2023 12h26


O setor petrolífero e seus desafios no Rio Grande do Norte

Foto: PN

 

Um dos principais recursos naturais da terra, o petróleo, juntamente com o setor petróleo são essenciais para economia global. No Brasil, não é diferente a estatal brasileira Petrobras, é a principal responsável pelo setor petrolífero do país.

Para falar sobre o assunto, Márcio Dias, diretor do Sindicato dos petroleiros e petroleiras do RN (Sindipetro/RN), foi entrevistado no PotyCast desta sexta-feira (11), comandado pela jornalista Marclene Oliveira.

Na semana passada aconteceu o 19º Congresso Nacional da Confup, que tratou de restabelecer e debater novas melhorias para os trabalhadores. O Sindipetro contou a participação de 16 delegados representantes do estado do RN que foi discutido junto a empresas privadas e a estatal brasileira, a faixa salarial, planos de saúde e outros benefícios. 

Outro tema tratado, foram os preços dos combustíveis que teve uma alta significativa durante os quatro anos do Governo anterior, mas com a chegada de um novo presidente na República Brasileira e o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, buscam restabelecer novos preços para os combustíveis.

Transição energética

O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de energias renováveis do Brasil e transição energética é um tema debatido no setor de petroleiro do estado.

Márcio Dias lembra que a Petrobras está alinhada com a transição e ressalto que o petróleo está presente em vários setores da economia, além do combustível não é apenas combustível fóssil”, finaliza.

 

Fonte: Da Redação do PN, Gabrielle Borges (Com supervisão de Marclene Oliveira)